- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
Existem três formas de se calcular a tensão elétrica para a corrente contínua. São elas: a partir da razão entre a energia elétrica e a quantidade de carga; a partir da corrente e da resistência do circuito e a partir da razão entre a potência elétrica e a corrente.
A tensão elétrica é definida como a energia potencial elétrica armazenada por unidade de carga elétrica. Por exemplo, quando uma carga elétrica de 1,0 C é colocada em uma região de 10 V, ela adquire uma energia potencial elétrica de 10 J.
A grandeza física que mede a quantidade de calor que um resistor transfere para os seus arredores a cada segundo é chamada de potência dissipada. ... Portanto, a potência que é dissipada por um resistor é uma medida de quanta energia esse resistor é capaz de transformar em calor, a cada segundo.
Para resistores de 3 faixas é utilizada a tabela abaixo seguindo as orientações citadas.
No entanto agora se pode calcula a potência correspondente a cada tipo de resistor ôhmico quando percorrido por uma corrente elétrica.
Para calcular a corrente num circuito, dividimos a tensão nela aplicada pela sua resistência. Exemplos: 1) Qual é a resistência de uma lâmpada que deixa passar uma corrente de 0,5 A, quando ligada na rede de 110 V? A resistência da lâmpada é, portanto, de 220 Ω.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que uma lampada de 100 w 220 v consome o equivalente a 0,45 Amperes.