O momento linear é uma grandeza essencial para o estudo da transferência de movimento em sistemas com dois ou mais corpos onde ocorrem colisões ou quaisquer formas de interação entre os corpos. Já a quantidade de movimento tem sempre a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade do corpo.
Na mecânica clássica, momento linear (também chamado de quantidade de movimento, momentum linear ou simplesmente momentum, a que a linguagem popular chama, por vezes, balanço ou "embalo") é o produto da massa pela velocidade de um objeto.
Momento linear de uma partícula é o produto entre a sua massa e o seu vetor velocidade. ... Desta forma, o momento linear é uma grandeza vetorial; assim como a velocidade, força, etc., possui módulo, direção e sentido. A unidade do momento linear no sistema internacional de unidades é kg. m/s.
Momento linear, também conhecido como quantidade de movimento, é uma grandeza física vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. É definido pelo produto da massa do corpo, em kg, por sua velocidade, em m/s. Dessa forma, sua unidade do Sistema Internacional é o kg. m/s.
Com relação ao movimento, a biomecânica analisa os movimentos lineares, também conhecidos por movimentos de translação e os angulares, ambos podendo ser o movimento de um objeto ou do próprio corpo humano. Hamill (1999) define movimento linear como o movimento ao longo de uma via curva ou reta.