Para o escritório, o fluxo de luz deve variar entre 300 e 500 lúmens, dependendo se é focada na mesa de escritório ou não. Teste e verifique qual iluminação te deixa mais confortável durante as atividades do dia-a-dia.
Para medir a luminosidade é utilizado um aparelho chamado luxímetro, ele pode ser um instrumento digital portátil utilizado para facilitar as auditorias e fiscalizações. A medição é realizada através de um sensor que é capaz de analisar a intensidade da luz.
A NBR 5413 – Iluminância de Interiores, trata em sua totalidade sobre os valores recomendados para iluminância mínima em serviços para iluminação artificial e interiores onde se realizam diversas atividades sejam elas esporte, comercio, indústria entre outros. ...
Como usar luxímetro? Veja o passo a passo!
Ela pode ser medida por lux (quantidade de luz por metro quadrado) e lúmen (intensidade da luz). O cálculo do lux é realizado pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pelo metro quadrado do espaço.
Candela
Em síntese, o fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada para determinada direção, a intensidade é quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa para determinada direção. A intensidade luminosa é a concentração de luz específica na mesma direção e é medida em cada segundo.
O Índice de Reprodução de Cor, conhecido como IRC ou Ra, é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte luminosa. A luz artificial deve possibilitar ao olho humano perceber as cores corretamente, convergindo para o mais próximo da luz natural do dia.
O lúmen é a quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. O lux é a incidência de luz de um ponto. ... Por definição, 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.
A iluminância se refere a um tipo específico de medição de luz, enquanto o brilho é representado pelas percepções do ser humano a luz. A iluminância não pode ser vista, mas pode ser medida. Pois ao acendermos uma lâmpada o que vemos na verdade não é a iluminância e sim a diferença na reflexão da luz.
A Temperatura de Cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luminosa. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz morna ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente.
O principal deles é a eficiência luminosa, que é definida pela relação entre fluxo luminoso (lúmens) e potencia energética (watts). ... A eficiência diz respeito a quanto de energia elétrica é gasto para que a lâmpada acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com determinada quantidade de energia.
Em síntese, o fluxo luminoso é a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções capaz de produzir estímulo visual. Esta energia radiante a qual chamamos de fluxo luminoso pode ser quantificada através de uma grandeza chamada de lúmem (lm).
“Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Para medir o fluxo luminoso em determinado ambiente usa-se um equipamento chamado luxímetro, cuja imagem abre o post de hoje. A norma NBR 5413 concede uma tabela de iluminância necessária dependendo do local e das tarefas executadas no local.
Lumen (lm) - A unidade internacional (SI) do fluxo luminoso ou quantidade de luz. Uma vela de jantar emite cerca de 12 lumens. Uma lâmpada incandescente Cristal de 60W é muito mais potente com cerca de 864 lumens.
Um vela gasta mais ou menos 60 watts de energia química e emite 13 lúmens de luz visível. Dessa forma, uma lâmpada incandescente de 60 watts produz tanta luz como 816/13 = 63 velas!
Apenas como referência, enquanto uma vela produz aproximadamente 14 lumens e a lâmpada de LED que utilizamos em casa gera cerca de 470 lumens, a luz do sol ao meio-dia fornece por volta de 100.
Em média: Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido; Fluorescentes produzem 50 para cada watt consumido; LED produzem 85 para cada watt consumido.
2300 Lúmens
1600 Lumens