Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
A eletrização por contacto ocorre quando dois condutores - um eletrizado e outro neutro, por exemplo - forem colocados em contacto físico entre si; através do contato os "elétrons livres" se encarregam de conduzir e redistribuir as cargas nos dois condutores.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Da mesma forma que acontece nos condutores esféricos, em um condutor pontiagudo, as cargas elétricas ficam distribuídas por toda sua superfície e não em seu interior. ... Essa carga elétrica que vai se acumulando na nuvem induz na terra uma carga oposta à sua, ou seja, de sinal contrário.
Quando aproximamos dois corpos com cargas elétricas de mesmo sinal, surge uma força de repulsão entre eles. Quando aproximamos dois corpos de cargas elétricas de sinais contrários, surge uma força de atração entre eles. ... Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons.
Com isso identificamos que: Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.
A atração ou repulsa dos corpos depende da natureza da carga elétrica: Corpos com cargas de mesma natureza (ou sinal) – Se repelem. (Positivo com positivo ou negativo com negativo); Corpos com cargas de natureza contrária – Se atraem.
Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.
Lembre-se da lei de eletricidade que determina que as cargas de sinais iguais se repelem, as cargas de sinais diferentes se atraem. ... Assim, quando um desses corpos tem carga positiva e o outro tem carga negativa, eles se atraem, pelo contrário, quando os dois corpos tem cargas do mesmo sinal, eles se repelem.
Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem. ... Quando isso ocorre, um dos corpos fica eletrizado positivamente (excesso de prótons) por haver cedido elétrons, enquanto o outro fica eletrizado negativamente (excesso de elétrons), por ter recebido elétrons.
Resposta. Dois corpos eletrizados se atraem quando estão eletrizadas com cargas de sinais contrários e se repelem quando estão eletrizados com cargas de sinais iguais.
A carga elétrica é um conceito físico que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. ... Isso ocorre pelo fato que as cargas elétricas são formadas por partículas elementares que constituem os átomos, conhecidas como prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (carga neutra).
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo.
Eletricidade estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. Quando as cargas em excesso estão em movimento, temos a eletricidade dinâmica. A área da Física que estuda os fenômenos associados à eletricidade estática é a eletrostática.