Receita simplificada de detergente Dissolva o açúcar e a soda em 100 ml de água. Junte o óleo morno, acrescente o álcool e misture bem. Acrescente 2 litros de água morna, mexa e então acrescente mais 2 litros de água em temperatura ambiente. Espere esfriar completamente para poder engarrafar.
É muito simples!
Após ralar as pedras de sabão e sabonete, leve ao fogo com um pouco de água, mexendo levemente para que não forme muita espuma. Deixe ferver até dissolver o sabão em barra. Retire do fogo, coloque em um recipiente e deixe descansar por um dia. Coloque mais água e um pouco de detergente para lavar a louça.
Tanto o sabão líquido como o em pó pode ser utilizado na pré-lavagem. O ideal é pegar um vasilhame pequeno e raso, colocar 500ml de água, adicionar uma concentração um pouco maior de sabão (líquido 30 ml, ou em pó 50g) e dissolver totalmente o produto antes de utilizá-lo.
Sabão em barra com óleo de cozinha (versão simplificada) Misture a água quente com a soda cáustica, até que dissolva completamente. Despeje o óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos, até formar um líquido grosso. Coloque em uma forma e espere até o dia seguinte para cortar.
Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos.
Como fazer a formula do sabão com gordura de porco: Em uma panela aqueça a banha de porco somente até ela ficar liquida. Transfira a banha aquecida para um recipiente de plastico reforçado e adicione o Álcool etílico e mexa por uns 5 minutos.
Dados da Sabesp revelam que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva.
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente. ... Em casa, podemos fazer essa reciclagem por meio da fabricação de sabão.
Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, a melhor forma de descartar o óleo seria colocá-lo em um recipiente vedado, para que não haja riscos de vazar, e jogá-lo junto com o lixo comum.
Não! O que muitas pessoas não sabem é que o óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente, quando em contato com a água. Por esse motivo, a melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo na coleta de lixo.
Quais são as possibilidades para o tratamento de lixo?
Depois de coletado pelo serviço público, geralmente o lixo orgânico é levados para locais próprios chamados de aterros sanitários. O tratamento de lixo orgânico nesses locais é realizado através da captação do chorume, um líquido mau cheiroso, escuro e viscoso produzido pela decomposição de matéria orgânica.
O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos.