Ajuda a fortalecer os músculos do abdômen. O agachamento também tonifica os músculos da região abdominal e ajuda a diminuir centímetros da cintura. Os músculos dessa região são mobilizados durante o movimento porque servem para manter o equilíbrio e a postura alinhada.
“A dor muscular imediata ao exercício é resultado do acúmulo de ácido lático que acontece com a prática de exercícios intensos. Já a dor do dia seguinte são micro lesões celulares do músculo, que levam você a sentir dor por até 48 horas”, explica o médico Nemi Sabeh.
Sentir dor nas pernas após uma longa caminhada pode ser normal para muita gente, porém, para algumas pessoas, até poucos passos causam desconforto, o que pode ser um sinal da doença arterial periférica, disfunção que causa estreitamento ou entupimento das artérias dos membros inferiores.
A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.
Dor no nervo ciático - O que fazer para aliviar a dor
Durante uma crise de dor ciática também é importante ter outros cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada.
A dor ciática é uma inflamação ou irritação do nervo mais longo do nosso corpo, o nervo ciático. Ele também é muito volumoso, podendo ter a espessura de um dedo. Quando essa estrutura neurológica é afetada, a dor pode se estender da região lombo-sacra até o pé, passando por glúteo, coxa e lateral da perna.