As placas de regulamentação aparecem nas cores branca, vermelha e preta, em formato circular, mas há duas exceções: a placa “PARE” que é octogonal e “Dê a preferência” que é um triângulo invertido. São 51 placas que expressam proibições, condições, obrigações e restrições.
Categorias dos sinais de trânsito
A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. O desrespeito a estes sinais constitui infrações do Código de Trânsito Brasileiro.
Sinalização Vertical de Regulamentação (Placas de Trânsito) ... Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.
O CTB diz: “Sinalização de advertência: tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.” Assim, existem 69 placas dessa categoria no Brasil, que você confere abaixo: A-1A – Curva acentuada à esquerda. A-1B – Curva acentuada à direita.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes. As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
A já citada Resolução Nº 160/2004 do CTB classifica as placas de sinalização de trânsito em três categorias: sinalização vertical de regulamentação, de advertência e de indicação.
As placas de trânsito são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de ...
Vamos às nomenclaturas das placas a partir das cores:
Já as verdes e branco mostram as saídas das vias, as direções possíveis e as distâncias até outra cidade. Não são só as cores das placas de trânsito que se diferem. As chapas marrons, por exemplo, podem ser horizontais ou verticais. As verticais identificam os sentidos das vias para chegar ao local turístico.
As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.
Para indicação de distância da rodovia, a mensagem deve ter a cor de fundo e orla externa em azul e legenda, tarja, orla interna e símbolo em branco. Podem ser utilizadas ao longo das vias rurais e urbanas de trânsito rápido. Cada placa indicativa de distância deve conter, no máximo, três mensagens.
São 3 (três) as espécies de placas:
Na maioria dos países, a seqüência de cores nos semáforos é verde, amarela e vermelha. Enquanto os intervalos verde e amarelo são mostrados para certo movimento, os seus movimentos conflitantes recebem vermelho e eles só passarão para verde quando o primeiro movimento mudar para vermelho.
As pistas verdes são para esquiadores principiantes. As pistas azuis são para esquiadores de nível médio. As pistas vermelhas são para esquiadores de nível médio-alto. As pistas negras são pistas muito difíceis, para esquiadores de nível alto.
Português/Inglês Início da parcela da pista de pouso e decolagem destinada ao pouso.
Em quase todo o mundo, há uma “língua” na qual nós somos fluentes: as cores do semáforo. Não importa onde estamos ou para onde vamos, sabemos que o vermelho indica parar, amarelo significa diminuir a velocidade e o verde, seguir em frente.
O que dizem por aí é que o vermelho seria a escolha mais óbvia para um sinal de máxima cautela, por ter a mesma cor do sangue. A cor vermelha indica algo que é obrigatório: uma parada, a direção que se deve seguir. A cor amarela, indica algo em que você deve ter atenção.
I - Verde: trânsito livre (sinal aberto); II - Amarelo-alaranjado: (advertência); III - Vermelha: parar (sinal fechado). § 2º Os sinais luminosos de duas (2) luzes, para o contrôle do fluxo de veículos, usarão as côres verde e vermelha.
A sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de veículos é constituída por um sistema de três luzes circulares, não intermitentes, com as cores vermelha, amarela e verde. Significa passagem proibida e obriga todos os condutores a parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal.
A sinalização luminosa tem por finalidade alertar, advertir ou orientar condutores de veículos e pedestres. ... Podem ser usados para interromper o trânsito a fim de permitir a passagem de pedestres.
Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso ) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e, por isso, de fácil assimilação.
Mais do que organizar o trânsito e melhorar sua fluidez, os semáforos reduzem acidentes e protegem a vida das pessoas. No trânsito, os pedestres correm o maior risco de vida ao atravessarem ruas e cruzamentos, os semáforos são uma importante ferramenta para evitar acidentes.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.
Tem mais depois da publicidade ;) Existe também o semáforo para os pedestres que têm uma figura de um homenzinho nas cores vermelho – indicando que o pedestre deve ficar parado e na cor verde – indicando o momento que o pedestre pode atravessar.