Propriedades Gerais da Matéria
Um bom exemplo dessas últimas é a lei da impenetrabilidade da matéria, formulada, entre outros, por Newton, a qual afirma que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
É o princípio da impenetrabilidade da matéria. Ou, do mesmo gênero, se diz que: Um corpo não pode ocupar ao mesmo tempo dois lugares distintos no espaço. Estas são afirmativas elementares que estão impregnadas na nossa mente e que dispensam quaisquer comentários ou justificativas sobre a sua presença nos discursos.
Compressibilidade. A compressibilidade é a capacidade da matéria de sofrer uma redução em seu volume, decorrente de um aumento da pressão que atua sobre ela. Todas substâncias, então, sofrem essa compressão, porém, algumas em maior extensão, como é o caso dos gases.
Impenetrabilidade é o nome dado à qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. exemplo: uma batida de carro ou um esbarro entre duas pessoa.
Extensão: Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
Para a impenetrabilidade predomina a definição “a impenetrabilidade é a propriedade que têm dois ou mais corpos ou elementos naturais de não poderem ao mesmo tempo ocupar o mesmo lugar no espaço” (NOBRE, 1904).
Impenetrabilidade. Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Ao colocar um objeto em um recipiente com água, uma quantidade do líquido é deslocada, pois a impenetrabilidade indica que um corpo não pode ser atravessado.
Divisibilidade:a matéria pode ser dividida, até certo limite, em partes menores, sem que suas propriedades se alterem. O limite será a molécula ou átomo, dependendo do tipo da propriedade que a matéria tem de se dividir em partes extremamente pequenas. Exemplo: quebre um pedaço de um giz ate reduzi-lo a pó.
A propriedade da impenetrabilidade dita que dois corpos não podem ocupar, simultaneamente o mesmo lugar no espaço. Já a compressibilidade é a propriedade da matéria que consiste na redução do volume de uma porção de matéria, quando essa é submetida a determinada pressão.
Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão). ...
Apresenta então compressibilidade. É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim.
Tem mais depois da publicidade ;) As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.
→ Propriedades específicas Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
Propriedades físicas específicas: Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.
As propriedades gerais da matéria existem para mensurar diversos itens referentes a corpos. ... As propriedades específicas possuem valores definidos para cada tipo de matéria. São exemplos desse tipo de propriedade: cor, densidade. Para entender melhor, tomamos como exemplo a água e o alumínio.
Resposta. Resposta: são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Física: calor específico, densidade, pontos de fusão e ebulição, coeficiente de solubilidade e dureza.
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.
A matéria tem 8 propriedades gerais: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
Resposta: A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, diversidade e descontinuidade.
A inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento. A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade.
Resposta: Chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor.
adjetivo Capaz de impressionar nossos sentidos: as qualidades organolépticas de um vinho. Que se toma pela boca (diz-se de medicamento).
As características organolépticas ou sensoriais englobam: cor, brilho, odor, gosto, grã, textura, densidade, dureza e desenhos da madeira.
As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.
A cor, o ponto de fusão, o ponto de ebulição e densidades são exemplos de propriedades físicas. ... Uma propriedade física tem a característica de poder ser medida ou observada sem que a composição ou integridade da substância respectiva seja afetada.