Percebe-se a importância do CME no controle das infecções hospitalares, tendo em vista que a infecção de sítio cirúrgico é uma das principais complicações causadas em pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, representando um desafio para os hospitais no controle e na prevenção.
A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.
Autoclave: Saiba o que são e quais os principais tipos existentes
Autoclave (vapor saturado sob pressão) Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
A autoclave utiliza vapor a uma pressão de 1,1kg/cm² para atingir a temperatura de 121ºC. As altas temperaturas atingidas quando o vapor é aplicado sob alta pressão que matam os microorganismos.. A morte de endósporos termorresistentes requer o aquecimento acima do ponto de ebulição da água a 1 atm.
A autoclave para laboratório tem por finalidade esterilizar materiais através do vapor sob pressão. Este equipamento para laboratório é utilizado em hospitais, indústrias e demais estabelecimentos que necessitem de utensílios esterilizados.
O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.
Alguns materiais não podem sofrer de forma nenhuma processo de autoclavagem como por exemplo materiais de polietileno, reagentes químicos, aço que não seja inoxidável, sacolas, embalagens plásticas, isopor e papel.
Autoclave - Esterilização
QUE TIPO DE ÁGUA POSSO UTILIZAR NA AUTOCLAVE? Você só poderá utilizar dois tipos de água, a destilada e a deionizada.