1) Em qual ritmo deve-se realizar um treino cardio para ter bons resultados? É a frequência de suas sessões que definirão seu treino, isto é, a regularidade. É melhor treinar 2-3 vezes por semana do que 1 de vez em quando. É uma prática regular que trará prazer e resultados.
O consenso é que tanto a musculação quanto o aeróbico devem ser praticados pelo menos 3 vezes por semana para que seja possível obter resultados satisfatórios. Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo.
O aeróbico após a musculação também é uma boa ideia para quem busca perder peso. Segundo uma pesquisa publicada recentemente, fazer exercício aeróbico depois da musculação é responsável por queimar mais calorias durante os primeiros 15 minutos. Fazer a esteira antes ou depois do treino não é uma decisão aleatória.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.
“Se você vai à academia duas vezes no dia, deixe tempo suficiente entre os treinos para seu corpo se recuperar – cerca de oito horas entre exercício aeróbico e musculação”, diz Bowling.
Aeróbico após a musculação Portanto, é a melhor estratégia para quem procura ganhar força e aumentar a massa muscular na academia. Mas ela também pode ser eficiente para pessoas que desejam emagrecer. ... Dependendo da duração e da intensidade, a atividade aeróbica gera o catabolismo (queima de massa magra).
Se a meta do praticante é crescer e ficar mais forte, de forma alguma ele deve correr antes da musculação. ... De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, o cardio (trabalho de corrida) é benéfico para o pós-musculação pois é capaz de acelerar o processo de recuperação muscular.