O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. ... Da mesma forma, a sala de recursos pode beneficiar alunos sem deficiência que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem.
A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.
A sigla PAEE corresponde a uma nova categoria docente: trata-se do Professor de Apoio Educacional Especializado.
Neste percurso tortuoso, a diversidade ao invés de ser compreendida como um potencial, passou a ser obstáculo. ... Neste movimento, reduziu-se então a diversidade pedagógica e, com ela, a representatividade de culturas brasileiras no espaço escolar – fator que contribuiu sobremaneira para o aumento da desigualdade no País.
Essa construção de uma filosofia inclusiva deve pensar estratégias de aprendizagem, de acolhida dos alunos e famílias, materiais de apoio, qualificação da equipe de professores, acreditando sempre na capacidade de aprender de cada aluno, respeitando seu ritmo próprio e suas vivências.
Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).
Educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo principal promover o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, em escolas regulares ou especializadas, em todos os níveis e graus do sistema de ensino.