Outros métodos efetivos de aplicação tópica
Ingestão. Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.
Os óleos únicos que nunca devem ser ingeridos são: Arborvitae, Blue Tansy, Cedro, Cipreste, Abeto de Douglas, Eucalipto, Nardo e Wintergreen. Esteja ciente da maneira como alguns óleos reagem à luz UV. Alguns óleos essenciais causam fotossensibilidade, o que pode causar queimaduras na pele mais facilmente.
Além disto, cada óleo essencial é composto por dezenas de componentes químicos – alguns extremamente irritantes em contato com a pele. Através da ingestão, o óleo essencial entra em contato com membranas mucosas são muito mais sensíveis e suscetíveis à irritação.
Dicas de como usar óleos essenciais
A inalação dos óleos essenciais consiste em absorver suas moléculas através do ar, o que estimula uma área do cérebro chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções, comportamentos sociais, memória de longo prazo e controla em parte as funções vitais.
A massagem com óleos essenciais tem efeito muito eficaz na pele, músculos e tecidos conjuntivos e promove relaxamento, energização e equilíbrio. Para utilizar a aromaterapia na massagem, é preciso diluir os óleos essenciais em algum óleo vegetal de qualidade, como óleo de coco, de linhaça, abacate, entre outros.
Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne. O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).
Quais os melhores óleos essenciais para pele?
A aromaterapia é usada há centenas de anos como ferramenta de de cuidado integrativo físico e emocional. Especialidade terapêutica, a prática também pode ser trazida para o autocuidado – seja pelo cultivo do bem-estar, da imunidade e até melhora da aparência da pele.
Pegue uma toalha e coloque de duas a cinco gotas de óleo essencial, coloque com pressão sobre a região dolorida e espere 15 minutos. Para usar na pele, seja direta ou indiretamente, conheça a procedência do seu óleo e procure comprar sempre de marcas confiáveis, aprovadas em testes dermatológicos.
Nesse caso, é preciso adicionar dez gotas do óleo essencial ao banho (38 graus) ou, se preferível, inalar o óleo sob a forma de vapor. Para tal, coloque 3 gotas do óleo num recipiente com cerca de 1 litro de água fervida. Após isso, debruce-se e tape a cabeça para cobrir a área e respirar o vapor profundamente.
Combinar óleos essenciais pode gerar ainda mais benefícios, desde que os efeitos sejam conhecidos....Como funciona o tratamento com aromaterapia?
Aplicações da aromaterapia Existem diversos métodos de aplicação da aromaterapia, como pulverização e difusão aérea dos óleos essenciais, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens.
De acordo com os investigadores, os óleos essenciais podem “causar toxicidade severa quando ingeridos e o risco depende do óleo usado. O início da toxicidade pode ser rápido e pequenas quantidades (tão pequenas como cinco mililitros) podem causar toxicidade com risco de vida em crianças”, explicaram.
Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro. Além de atuar no nosso humor e no estado emocional, esse processo também pode causar efeitos fisiológicos no corpo.
Eles atuam em nosso organismo restaurando a energia curativa e proporcionando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Os óleos essenciais são encontrados em várias plantas na forma de pequenas gotas entre as células, onde agem como hormônios reguladores e catalisadores.
Para quem ainda não conhece, a aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo. Além disso, ajuda a promover a saúde física, mental e o bem-estar.
Mais formas de usar os óleos essenciais
Como usar o óleo essencial de lavanda para ansiedade: Desfrute de um banho relaxante combinando várias gotas de óleo essencial de lavanda com uma colher de chá de óleo transportador, passe no corpo e entre no banho quente para que o calor aumente a absorção dos poros.
Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
A aromaterapia é um ramo da FITOTERAPIA que, através de aplicação de óleos essenciais extraídos das plantas, pretende promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos. ...
Agora você já sabe que os 3 melhores óleos essenciais do mercado são:
A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda e seu óleo essencial. Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse, a ansiedade e possivelmente até a dor leve.
Óleo essencial de lavanda(francesa ou bulgária) Para aproveitar os efeitos da lavanda, basta pingar de 2 gotas nos travesseiros e 3 gotas nos lençóis, por exemplo. Você também pode fazer uma massagem relaxante diluindo 70 gotas do óleos essencial de lavanda (francesa ou bulgária) em 120ml de óleo vegetal.