O Arduino Mega é a versão parruda do Arduino Uno, ele possui inúmeras vantagens sobre o seu irmão. ... O Arduino Mega também é superior quando o assunto são as memórias internas. Ele possui 256 KB de memória flash, o que são 8 vezes mais que o Uno. Além disso ele possui 8 KB de memória SRAM e 4 KB de memória EEPROM.
Arduino Nano 3.0
Quem vai comprar um Arduino geralmente fica meio perdido em qual modelo escolher. Existem milhares de tipos de Arduino no mercado, mas, as principais diferenças entre eles são tamanho, quantidade de memória e a quantidade de portas, que variam de acordo com o modelo do microcontrolador Atmel.
Além do Arduino Nano ser mais barato que o Uno, suas principais diferenças é o tamanho reduzido da placa e uma porta mini USB para conexão a um computador, por exemplo. As versões compatíveis (similares) encontradas no mercado, possui o mesmo layout, a mesma estrutura de montagem e componentes da placa oficial.
Microcontrolador é um pequeno computador (SoC) num único circuito integrado o qual contém um núcleo de processador, memória e periféricos programáveis de entrada e saída. A memória de programação pode ser RAM, NOR flash ou PROM a qual, muitas vezes, é incluída no chip.
Nas versões PTH é muito simples usar o microcontrolador fora da plaquinha, porque basta remover o microcontrolador e usá-lo separadamente (com o circuito apropriado). Porém, nas versões mais novas, é necessário usar a placa como um programador para programar o microcontrolador externamente.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
Falando em termos práticos, as placas Arduino possuem funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, no qual, pode-se programar a maneira como suas entradas e saídas devem se comportar em meio aos diversos componentes externos que podem ser conectados nas mesmas.
O Arduino Uno R3 é uma placa baseada no microcontrolador Tmega328 (datasheet). Ele tem 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset.
O Bootloader é um programa inicializador. Seu objetivo geralmente é de preparar o hardware para o funcionamento correto da nossa aplicação e/ou aplicar atualizações dessa aplicação. No caso do Arduino quando o ligamos a energia, ou pressionamos o botão de reset, o primeiro programa a ser executado é o Bootloader.
GND – pinos de referência, terra. VIN – pino para alimentar a placa através de shield ou bateria externa. Quando a placa é alimentada através do conector Jack, a tensão da fonte estará nesse pino.
C++
Python
Afinal, qual a diferença entre C e C++? Como uma extensão do C, a principal diferença do C++ é que ele é orientado a objetos. Já o C é orientado a procedimentos. ... Isso quer dizer que se pode escrever tanto códigos orientados a procedimentos quanto a objetos.
C: É uma linguagem estruturada, não é orientada a objeto. É gerado código de máquina. C++: É uma extensão da linguagem C para que se possa programar orientado a objeto. ... C#: É uma linguagem baseada em C++ mas uma outra linguagem, ela é orientada a objetos e não permite programação estruturada.
Entre C e C++, acho melhor aprender C primeiro. Agora, sobre qual linguagem aprender, é bom, antes de aprender a codificar em alguma linguagem, aprender a programar: procure material sobre algoritmos, programação estruturada e pseudo-código. Sabendo isso você vai codificar muito melhor.
C++ pode virtualmente ser efetivamente aplicado a qualquer tarefa de programação; Há vários compiladores para diversas plataformas tornando a linguagem uma opção para programas multiplataforma....A linguagem C++ é utilizada em projetos como:
O C++ é uma linguagem de programação de nível médio, baseada na linguagem C. O desenvolvimento da linguagem começou na década de 80, por Bjarne Stroustrup. ... O C++ apresenta grande flexibilidade, embora seja bom, este fato faz com que a programação seja muito mais cuidadosa para não terem erros.
Enquanto C# é visto como bastante simples, C++ é o oposto completo. Isso significa que leva muito tempo para realmente aprender e dominar o C++. Além disso, essa linguagem de programação pode ser aplicada em diversos cenários de grande escala, enquanto o C# é voltado para projetos menores.