Em janeiro de 2019, a informação a que o novo governo teve acesso era de que o Brasil teria 440 estatais, entre federais e estaduais. Desse total, seriam 134 federais divididas entre dependentes, não-dependentes e suas subsidiárias.
😮 Além das mais de 35 mil estatais, os Estados Unidos ainda reestatizaram 320 serviços e empresas que haviam sido privatizadas (isto é, retomaram o controle) de água, cuidados de saúde e serviços sociais, energia, presídio, telecomunicações e outras áreas.
O governo federal tem atualmente 130 estatais, das quais 46 são de controle direto e 84 são subsidiárias da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios e BNDES. Nos últimos dois anos, 24 estatais já foram privatizadas ou liquidadas, sendo a maioria delas subsidiárias da Eletrobras e da Petrobras.
Atualmente, os principais BP no Brasil são (i) o Banco do Brasil; (ii) a Caixa Econômica Federal; (iii) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”); O Banco do Nordeste do Brasil (“BNB”); o Banco da Amazônia; entre outros.
Empresas estatais são aquelas em que o governo detém parte ou todo o capital social. No Brasil, as empresas estatais são classificadas como empresas públicas (quando 100% do capital pertence ao Poder Público) e sociedades de economia mista (quando parte do capital é negociado por entes privados na forma de ações).
As empresas estatais federais apresentaram um lucro de R$ 109,1 bilhão em 2019. O valor é 53% maior do que o lucro verificado em 2018, além de ser o maior resultado desde 2008.
O Brasil tem 138 empresas estatais federais. Se contabilizadas as companhias que pertencem a Estados e municípios, e não apenas à União, o total passa de 400, de acordo com levantamento feito pelo Observatório das Estatais, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na lista estão as empresas: Correios, Eletrobras, Telebras, Casa da Moeda, EBC, Lotex, Codesp, Emgea, ABGF, Serpro, Dataprev, CBTU, Trensurb, Ceagesp, Ceasaminas, Codesa, Ceitec, .
Confira a seguir algumas das grandes estatais brasileiras que já foram privatizadas.
O pacote de privatizações do governo Temer incluía a privatização da Eletrobras, Casa da Moeda e Lotex, além de leilões de algumas rodovias, ferrovias e aeroportos. Com isso, a expectativa do Governo em 2018 era arrecadar cerca de 30 bilhões de reais.
A CSN foi privatizada em abril de 1993. Na época, ela tinha 15.
Licitações e terceirizações. Os Estados Unidos lideram o mundo na terceirização da prestação de serviços públicos para empresas privadas.
Privatização é o processo em que uma instituição que integra o setor público é transferida para o setor privado. ... A privatização pode ser vista como uma ferramenta estratégica, com a qual o Estado busca definir uma posição dentro da economia.