Resposta. Os peixes pulmonados consegue extrair o oxigênio diluido no ar. Os peixes não pulmonados só conseguem extrair ar diluido na água. Peixes pulmonados só habitam em água doce.
Esse peixe, ao nascer, respira por brânquias. Após algum tempo, essas estruturas vão ficando menores e as piramboias iniciam sua respiração pelos pulmões. Esses animais devem constantemente colocar sua cabeça para fora da água para sugar o ar atmosférico.
Respiração. No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar.
A ordem Anura inclui animais, conhecidos simplesmente como anuros, que são anfíbios sem cauda e que possuem um esqueleto adaptado à locomoção por saltos. Como principais representantes desse grupo, destacam-se o sapo, a perereca e a rã (Conheça as principais diferenças entre esses animais).
Os sapos são uns dos mais conhecidos representantes dos anfíbios. Os anfíbios merecem destaque por outras características importantes, tais como a realização de trocas gasosas pela pele, apresentando, desse modo, respiração cutânea.
Resposta: Os filhotes de anfíbios são chamados de Girinos.
Os anuros se alimentam principalmente de animais invertebrados de pequeno porte (aquáticos e terrestres). Mosquitos, moscas, grilos e besouros são os principais insetos que servem de alimentação para os anuros.
O sapo-comum alimenta-se de invertebrados como insetos, aranhas, lesmas e minhocas, que caçam com as suas línguas pegajosas. Os sapos caçam geralmente à noite, e são mais activos em dias húmidos.