» Função estabilizadora: aplicação das diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade, por parte do mercado, de assegurar o alcance desses objetivos.
A atuação do Estado na Globalização modificou-se no sentido de exercer uma menor influência sobre o andamento dos mercados e da economia. O processo de globalização proporcionou uma série de transformações técnicas e sociais no âmbito da composição do espaço geográfico dos diferentes lugares do planeta.
Para caminharmos na direção de um Estado justo para todos, é necessário que o Estado seja mínimo e intervenha minimamente apenas naquilo que é de sua competência, como na condução da economia, de modo a não haver monopólios, dentre eles, do próprio Estado, bem como na garantia do total cumprimento das lei e da ...
O Estado é o ator-chave no sentido de capacitar, regular e influenciar o comportamento dos agentes econômicos e da sociedade em geral.
O Estado tem como objetivo propiciar o bem estar, harmonia social, qualidade de vida e garantir todos os meios para que a democracia seja exercida. ... A garantia do desenvolvimento nacional é a competência de prover e melhorar o bem estar social, sendo estendido pela política, economia e a vida social.
A importância do estado para a formação de um país é fundamental, pois o estado é justamente o conjunto de instituições públicas que sustentam a existência do país, pois possui poderes legais, executivo e militar, dando sustância e independência no processo de formação de um país.