Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
A autopolinização, em muitas espécies, pode levar a uma redução no vigor e na produtividade da espécie. B - Geitonogamia - é a transferência do pólen da antera para o estigma de outra flor situada na mesma planta, como no Eupatorium cannabium. ... É o tipo que ocorre há maioria das plantas.
a) Dentre os mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização, podemos citar: • elementos masculinos (anteras) localizados em posição inferior em relação aos estigmas, o que dificulta a transferência de pólen; • produção e liberação antecipada do pólen, antes que se dê o amadurecimento do gineceu.
Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita).
A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação. ... Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie.
Para evitar que isso aconteça as próprias plantas desenvolvem uma forma de defesa. Algumas delas são: Dicogamia: A dicogamia protandria ocorre quando o órgão reprodutor masculino da planta amadurece antes que o feminino. Já na dicogamia protoginia ocorre o fenômeno oposto.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, o transporte é feito até a micrópila dos óvulos e, nas angiospermas, até o estigma da flor. Esse processo não ocorre espontaneamente e é necessária a atuação dos polinizadores.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Qual a maior vantagem dessas visitas para os polinizadores? Sugestão de Resposta: Polinização é o transporte do grão de pólen da antera até o estigma da flor. A vantagem para os animais polinizadores é que eles obtêm alimento nas flores (grãos de pólen e néctar).
Dispersores de sementes