EQST

Qual A Conduta Nutricional?

Qual a conduta nutricional?

A conduta nutricional nada mais é do que um conjunto de todas as ações que o nutricionista define para o tratamento de cada paciente. Ela engloba questões relacionadas ao estado de saúde atual do indivíduo, buscando soluções alimentares a fim de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Como fazer uma evolução nutricional?

A anamnese alimentar Por meio de uma conversa detalhada ou até com o preenchimento de um questionário previamente elaborado, o nutricionista deve analisar a quantidade e qualidade de alimentos ingeridos pelo paciente no seu dia a dia.

Como se faz um diagnóstico nutricional?

Diagnóstico nutricional é a identificação e determinação do estado nutricional do indivíduo, elaborado com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos, obtidos quando da avaliação nutricional e durante o acompanhamento individualizado (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2005).

Qual a classificação da desnutrição?

Classifica-se a desnutrição proteico-energética em leve, moderada ou grave. A classificação é determinada calculando-se a porcentagem do peso esperado em relação à estatura ou à altura esperada utilizando-se padrões internacionais (normal, 90 a 110%; leve, 85 a 90%; moderada, 75 a 85%; grave, < 75%).

Quais os impactos do envelhecimento nas medidas antropométricas?

Além do aumento da gordura corporal, o envelhecimento leva à redistribuição da gordura abdominal, mesmo quando a quantidade de gordura total é a mesma. Com o aumento da idade, a gordura subcutânea se torna mais centralizada, com aumento na gordura abdominal.

Quais são os fatores na alimentação do idoso que devemos levar em conta?

A alimentação dos idosos é influenciada por três fatores: perda dentária, alteração nas papilas gustativas e diferenciação na absorção dos nutrientes necessários para uma vida saudável.

O que vem a ser presbiacusia?

Presbiacusia é definida como diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento, por alterações degenerativas, fazendo parte do processo geral de envelhecimento do organismo.

O que é Ototoxidade?

Ototoxicidade (ototoxicose) pode ser definida como a perda da função auditiva e/ou vestibular decorrente de lesões da orelha interna, originada por substâncias químicas (medicamentos ou outros produtos industrializados).

Quais as alterações na audição do idoso?

A famosa surdez do idoso é causada pela perda de audição natural que ocorre com o envelhecimento; esta alteração é chamada em medicina de presbiacusia. A Presbiacusia é uma doença multifatorial, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida.

O que pode causar surdez súbita?

A surdez súbita pode ser provocada por diversos fatores, como doenças, medicamentos, infecções, inflamações, atividades físicas intensas e mudanças de pressão. Veja, a seguir, o detalhamento das principais causas dessa alteração!

O que fazer para curar surdez súbita?

A surdez súbita pode ter cura, pois ela é temporária e, geralmente, desaparece após 14 dias. O tratamento para surdez súbita deve ser prescrito pelo médico otorrino, podendo ser feito em casa com a ingestão de remédios corticoides e repouso na cama.

O que é surdez súbita?

A surdez súbita se caracteriza como uma surdez sensorioneural de aparecimento abrupto e sem causa conhecida. Seu acometimento é quase sempre unilateral, sendo acompanhada de zumbidos em aproximadamente 80 por cento dos casos e de tonturas em 30 por cento.

É possível ficar surdo do nada?

A surdez súbita é uma perda de audição rápida e inexplicada, geralmente em um ouvido, de instalação repentina ou em até 3 dias. Deve ser considerada uma emergência médica. Qualquer pessoa que experimente essa perda auditiva repentina, deve visitar um Otorrinolaringologista imediatamente.