Os músculos da ATM que agem diretamente são os abaixadores e elevadores da mandíbula. Os elevadores são o Pterigóideo medial, o masseter e o temporal. Os abaixadores diretos são o pterigóideo lateral e o digástrico.
São chamados de músculos da mastigação, EXCETO: a) Temporal.
Apresenta quatro músculos como sendo os intrínsecos: longitudinal inferior, longitudinal superior, transverso e vertical. Apresenta cinco músculos como sendo os extrínsecos: genioglosso, hioglosso, condroglosso, estiloglosso e palatoglosso. Para finalizar, uma referência online: o site “Aula de Anatomia”.
Genioglosso: compõe a massa do tecido lingual, é o mais forte e o maior dos músculos extrínsecos. Sua forma é chata e triangular, originando-se na espinha mentoniana superior indo até o osso hióide. É responsável por várias posições da língua.
Dois terços anteriores. Os dois terços anteriores são inervados por: Ramos sensitivos do nervo lingual (par craniano V/III – Nervo trigêmeo, ramo mandibular) e pelo ramo da corda do tímpano do par craniano VII – nervo facial para o paladar. Ramos motores do nervo hipoglosso (par craniano XII), um dos nervos cranianos.
A superfície dorsal da língua é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, apoiado sobre uma lâmina própria bastante vascularizada, constituída de tecido conjuntivo denso.
A língua é um órgão constituído de músculo e revestido de mucosa e que está relacionado à deglutição, ao paladar e à fala. Faz parte do aparelho digestório. ... A língua se divide em uma porção oral (dentro da cavidade bucal) e outra faríngea.
A língua, estrutura do sistema gustativo, é um órgão sensorial e muscular que está localizada na cavidade oral e faríngea, caracterizada por ser recoberta por uma membrana com papilas gustativas em sua superfície (estão presentes os botões e as células gustativas) e os corpúsculos de Krause, responsáveis por perceber ...
A língua surge no final da 4a semana a partir da formação de 5 saliências mesenquimais, originadas do 1o a 4o par de arcos faríngeos: a saliência lingual mediana, as duas saliências linguais laterais, a cópula e a saliência hipofaríngea. A língua é um órgão que desempenha funções fisiológicas essenciais.
A base de língua corresponde à sua parte inferior, próximo à orofaringe. A terminologia CEC de cabeça e pescoço engloba um conjunto de tumores identificados na cavidade oral, faringe, fossa nasal, seios paranasais e laringe.
Quais são os sintomas do câncer de língua?
O câncer de língua é um tipo de câncer de boca que, de acordo com Cancer Treatment Centers of America (CTCA), se desenvolve na parte oral da língua. Este tipo de câncer geralmente se origina em células pequenas, conhecidas como células escamosas, que recobrem totalmente a superfície da língua.
Veja os 5 problemas na língua mais comuns e suas causas
Os inchaços na língua podem ocorrer como bolhas, úlceras e caroços. De acordo com o Merck Manual, outras causas de inchaços na língua podem ser aftas, infecções bacterianas, herpes labial, alergias, distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca.
Se você já tem o problema e está com verrugas orais, elas podem ser removidas cirurgicamente. O uso tópico de medicamentos é um alívio temporário para o incômodo. Dependendo do caso, o profissional pode indicar a crioterapia, procedimento no qual o médico congela as verrugas e faz a sua remoção.