Aos substantivos discriminação e descriminação deve ser feita a mesma diferenciação que aos verbos discriminar e descriminar. Discriminação se refere ao ato de discriminar. É, assim, sinônimo de diferenciação, distinção, segregação, marginalização, preconceito, implicância, especificação e descrição.
Fico confuso ainda na aplicação correcta. Discriminar (do latim "discriminare") significa distinguir, separar, diferenciar, segregar. Segregação racial = discriminação racial. Descriminar (des + criminar – verbo sinónimo de incriminar) significa tirar a culpa a outrem, declarar inocente, absolver.
Sexismo ou discriminação de gênero é o preconceito ou discriminação baseada no gênero ou sexo de uma pessoa. ... Tem sido ligado a estereótipos e papéis de gênero e pode incluir a crença de que um sexo ou gênero é intrinsecamente superior a outro.
O que é a discriminação de gênero Esta discriminação pode se manifestar em qualquer ambiente, mas são especialmente preocupantes quando vistas no ambiente de trabalho e doméstico. Não é difícil observar famílias onde a mulher é encarregada, sozinha, das tarefas do lar e do cuidado dos filhos.
Resumo: Constantemente é presenciada discriminação de gênero no mercado de trabalho, pois é comum encontrar casos de mulheres que sofrem assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e ainda ganhar salários menores do que os homens mesmo quando exercem as mesmas funções.
Uma das principais razões para aprofundar o fosso entre ricos e pobres, aponta o trabalho, é um sistema econômico mundial sexista. O relatório diz que a economia atualmente valoriza a riqueza de poucos privilegiados no mercado em detrimento de bilhões de horas dedicados ao cuidado de pessoas nos lares.
Nascimento (2014) apresenta a educação sexista como aquela que não apenas distingue homens e mulheres, mas que transformam essas diferenças em desigualdades, que são justificadas como algo estabelecidos biologicamente.
Desigualdade de gênero é a desigualdade de poder entre homens e mulheres. ... Forma-se um círculo vicioso em que a ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão impede que haja melhorias para elas no ambiente corporativo, na esfera pública e no ambiente familiar.
Durante muito tempo, a mulher foi excluída da participação efetiva nos espaços públicos, do trabalho fora do âmbito doméstico e da possibilidade de desenvolvimento científico e intelectual por meio da educação formal, além de estarem submetidas (isso ainda ocorre) ao poder de homens de sua família, em geral seus pais e ...
5 dicas para diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho
Em 2019, as mulheres receberam, em média, 77,7% do montante auferido pelos homens. A desigualdade atinge proporções maiores nas funções e nos cargos que asseguram os maiores ganhos. Entre diretores e gerentes, as mulheres receberam 61,9% do rendimento dos homens.
Considerando-se o rendimento médio por hora trabalhada, ainda assim, as mulheres recebem menos do que os homens (86,7%), o que pode estar relacionado com à segregação ocupacional a que as mulheres estão submetidas no mercado de trabalho. E quanto maior a escolaridade, maior a desigualdade.
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
5 ações práticas para reduzir a desigualdade no Brasil