Executa desenho de peças utilizadas em equipamentos mecânicos, faz desenhos de equipamentos com vista explodida, lista de materiais com codificações e especificações técnicas das peças e materiais usados para compra. Organiza arquivos técnicos.
A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.
Sua importância está presente tanto na facilidade para comunicação quanto na produtividade. É certo que, independente do nicho de um projetista, o Desenho Técnico é essencial para fornecer informações suficientes para uma fabricação ou qualquer outra representação final de um produto.
A principal função deste tipo de desenho é representar o objeto a ser construído de forma fiel. O desenho arquitetônico técnico deve conter todas as medidas necessárias corretas para guiar todos os profissionais envolvidos no projeto à correta execução.
A vista frontal, é considerada a vista principal da peça e ela determina as posições das demais vistas; A vista superior, sempre será representada abaixo da vista frontal; A vista lateral esquerda, sempre será representada à direita da vista frontal.
As vistas comuns possíveis são seis: • VA: vista frontal anterior (representada sempre ao centro); VP: vista frontal posterior; • VS: vista superior; • VI: vista inferior; • VLE: vista lateral esquerda e; • VLD: vista lateral direita. A maioria dos desenhos técnicos é representada com o conjunto de três vistas.
Obs.: A Vista Frontal é a vista mais importante da peça. É aquela que apresenta o maior número de detalhes. Na dúvida, é escolhida a vista apresentada na sua posição de utilização. 2) Identificar, na visualização em 3D, o dimensionamento da peça: definição do LARGURA, ALTURA e PROFUNDIDADE.
As vistas laterais são aquelas que mostram a profundidade e altura, ou seja, é em 2D. Bons estudos!
A projeção ortogonal da trajetória dos pontos A e B, sobre o plano do chão da gangorra, quando esta se encontra em movimento, é: Observe que a trajetória dos pontos A e B são partes de uma circunferência. Para quem olha de cima, o ponto B, por exemplo, move-se em linha reta para trás e, depois, para frente.
As vistas ortogonais principais recebem os nomes de plano, perfil e corte. A projeção ortogonal é a projeção paralela na qual todas as projetantes interceptam o plano de projeção em ângulo reto. Os planos ortogonais formam no espaço duas porções iguais, denominadas de projeção ponto.
As vistas ortogonais ajudam o aluno a perceber a relação existente entre os diversos sistemas de representação utilizados para representar o espaço tridimensional.
Ortogonal de um objeto num Plano de projeção. Assim, tem-se: Page 20 ➢ Vista Frontal ou Vista Principal – projeção sobre o Plano de Projeção Vertical. ➢ Vista Superior ou “Planta” – projeção sobre o Plano de Projeção Horizontal.
O rebatimento mostrado na Figura é resultante da projeção ortogonal em um plano auxiliar paralelo à face inclinada do objeto e perpendicular ao plano que recebeu a projeção da vista de frente. A projeção feita no plano auxiliar é chamada de vista auxiliar.