EQST

Qual A Concepço De Currculo?

Qual é a concepção de currículo?

A concepção de currículo inclui, portanto, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.

São concepções importantes acerca do currículo?

Como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos.

O que é currículo escolar resumo?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é um norteador, mas o currículo escolar em si deve ser estabelecido por cada instituição.

O que é currículo escolar Segundo a Bncc?

É um documento para todas as escolas, sem exceção. Já o currículo é definido por cada instituição de ensino e, além dos elementos da Base, devem conter metodologias e abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Também devem estar presentes nos currículos todas as especificidades locais e diferenciais das instituições.

O que é equidade na Bncc?

Um dos maiores desafios da educação brasileira é garantir a equidade. Todos os alunos deveriam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de onde estudam ou de sua classe social.

O que se entende por igualdade diversidade e equidade na Bncc?

Igualdade, Diversidade e Equidade A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.

Quem pratica a equidade e o quê?

No direito moderno A fim de tornar a realização da justiça mais ampla e eqüitativa, foi autorizada, a aplicação da equidade pelos juízes, ou seja, eles podem quando autorizados pela lei, criar e aplicar uma lei específica para um caso concreto específico.

Qual a diferença entre analogia e equidade?

“O uso da analogia, no direito, funda-se no princípio geral de que se deva dar tratamento igual a casos semelhantes”. Fala-se, então, em analogia quando uma norma criada para determinado fato é aplicável a uma conduta para a qual não existe norma, pela suposição de que são situações semelhantes.

Qual a diferença entre isonomia e equidade?

Isonomia, portante, significa a igual aplicação da lei àqueles que a ele se submetem. Se a igualdade pressupõe um tratamento amplo igualitário, a isonomia aplica-se especificamente às normas. ... Este é um pressuposto que visa, assim, a equidade no Direito, ao equilibrar relações desiguais.

O que é o princípio da isonomia?

Isonomia é igualdade material. Ela assegura às pessoas oportunidades iguais, considerando suas condições diferentes. Por isso, é frequentemente traduzida na frase: “tratar desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”.

Qual a diferença entre igualdade e diferença?

Existe uma distinção sutil envolvida nesses dois contrastes. Quando consideramos o par “igualdade x diferença” (ou “igual” x “diferente”), temos algo da ordem das modalidades de ser: uma coisa ou é igual à outra, pelo menos em determinado aspecto, ou então dela difere.

O que é o princípio da isonomia na administração pública?

O princípio da isonomia pode ser considerado como um instrumento regulador das normas, para que todos os destinatários de determinada lei recebam tratamento parificado.

Quais são as orientações do princípio da isonomia?

No que concerne à isonomia, há, basicamente, três orientações: a dos nominalistas, a dos idealistas e a dos realistas. Afirmam os nominalistas que a desigualdade é uma característica natural e inerente ao homem. Sob essa ótica, os seres humanos nascem e permanecem sempre desiguais.

O que diz o artigo 37 da Constituição Federal?

"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência."২৫ জুন, ২০১৯

Quais são os princípios gerais da administração?

- Organizar: é constituir o duplo organismo, material e social da empresa; - Comandar: fazer funcionar as equipes dentro de cada função; - Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os esforços; - Controlar: consiste em fazer com que o planejado ocorra dentro das regras estabelecidas.