As sete virtudes do profissional do futuro são: flexibilidade, agilidade, capacitação, comunicação, proatividade, criatividade e equilíbrio.
Porém o sentido de ética profissional não se resume apenas as condutas normativas que devem ser postas em pratica como se fossem regras extremamente ditatórias, mas sim a um conjunto de virtudes que fluem do superego do profissional as quais podemos tirar como exemplos são: HONESTIDADE.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.
O Espiritismo considera que as virtudes são aquisições do Espírito imortal, adquiridas e desenvolvidas por meio de trabalho incessante no bem: […] a virtude é sempre sublime e imorredoura aquisição do Espírito nas estradas da vida, incorporada eternamente aos seus valores, conquistados pelo trabalho no esforço próprio.
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. ... Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.
O excesso ou a falta de uma virtude é que a transforma em vicio. Por exemplo: A coragem é uma virtude, e seus vícios são: Temeridade ( excesso de coragem) e covardia ( falta de coragem). A coragem vem do equilíbrio entre os dois vícios, q são a temeridade e a covardia.
Aristóteles distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. Um vício é um sentimento ou uma conduta excessivos, ou, ao contrário, deficientes. Uma virtude é um sentimento ou uma conduta moderados.
Vicio por excesso: Temeridade - não ter medo de nada, se arriscar em todas as situações de perigo. Vicio por deficiência: Insensibilidade - não desejar nada e ser insensível. ... Vicio por excesso: Esbanjamento - nunca economizar com nada, gastar sem pensar.
Os Vicios, são os hábitos exacerbados que dominam nossa mente, e nossa intenção, em ocasiões chegamos a discernir que nosso comportamento e errado, mais, não temos força moral, para coibir seu domínio, sobre nos.
O vício em drogas é o uso excessivo de substâncias, por exemplo álcool, tabaco, anfetaminas, cafeína, maconha, cocaína, ecstasy, heroína, alucinógenos, LSD e tantas outras drogas. Ou então, é uma dependência física ou psicológica dessas substâncias.
Os 5 principais sintomas do vício
O vício provoca centenas de alterações na anatomia do cérebro, no seu funcionamento químico, na sinalização de uma célula a outra, e até mesmo nas sinapses (as fendas entre os neurônios), que constituem a maquinaria molecular associada ao aprendizado.