Mas para que ela exista, a filosofia, para que ela pretenda ser filosofia, ela deve ser construída e pensada a partir destes pressupostos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Do contrário, ela será um outro pensar, ou outro refletir, certamente também próprio do humano.
Pressupostos Ontológicos se referem à natureza da realidade do sujeito que está a ser pesquisado. Ele pode incluir várias realidades e formas múltiplas de evidência. Pressupostos epistemológicos lidam com provas subjetivas que são recolhida a partir de estudos de campo.
Problematização é como Foucault definiu sua pesquisa: é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja uma desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem. Filosofia: a reflexão que contraria o pensamento cotidiano.
Portanto, a Filosofia na enfermagem não só é necessária, como ajuda na estimulação e elaboração do pensamento abstrato, como possibilidade de levar a níveis de reflexão que vislumbrem caminhosde superação de nossas limitações, em um processo constante de reconstrução do conhecimento, que tenha uma finalidade consciente ...
A relação entre Filosofia e Saúde está no interior da própria filosofia. Em toda a história da filosofia, esta foi vista como medicina da alma. A medicina cuidaria do corpo, enquanto a filosofia cuidaria da alma; algo como hoje se concebe usualmente a relação entre medicina e psicanálise.