Sistema Defensivo: Existem dois tipos básicos de defesa: individual e por zona. ... O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado.
Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.
As defesas por zona são caracterizadas: pelos defensores sendo responsáveis por determinadas áreas da quadra de defesa. A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar.
Basicamente a defesa por zona implica em uma área do campo onde um jogador atua, ele fica encarregado de marcar todo e qualquer jogador que se aproximar e entrar nesta zona. A defesa individual é quando um jogador fica responsável pela marcação de um adversário específico, acompanhando-o por toda extensão do campo.
O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
A posição básica de defesa deve permitir ao jogador estar preparado para várias funções, tais como: deslocar-se rapidamente em várias direções (lateralmente, para frente e para trás); dificultar o drible, o passe ou arremesso; interceptar um passe, bloquear um arremesso; e posicionar-se para o rebote.
O contra ataque nada mais é que, chegar à cesta que se ataca com vantagem numérica sobre o adversário, e quando se apresenta vantagem numérica sobre o adversário, se espera que o jogador que vem de trás ajude a superioridade pretendida, isto é, quando não temos êxito no contra ataque usando a velocidade dos laterais ( ...
Os princípios operacionais são relacionados a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, sendo defensivos: (i) anular as situações de finalização, (ii) recuperar a bola, (iii) impedir a progressão do adversário, (iv) proteger a baliza e (v) reduzir o espaço de jogo adversário; e ofensivos: (i) conservar a bola, ...
No Basquetebol, existem dois tipos básicos de defesa: um, que se baseia na marcação por zona ou por regiões da quadra, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área do campo de jogo, e, outro que se fundamenta na marcação, específica, de um determinado jogador, denominada de marcação individual.
Dessa forma, entende-se que o sistema de marcação por zona é extremamente vantajoso, pois favorece a cobertura de defesa, tornando a marcação altamente eficaz, além, de ser útil e propício aos contra-ataques todas as vezes que se adquiri a posse da bola.
O sistema ofensivo 3×3 é um dos sistemas do Handebol mais utilizados. Nesse sistema de jogo do Handebol três jogadores vão se posicionar à frente linha de 9 metros (três armadores) e os outros três jogadores vão se posicionar à frente da linha de 6 metros (dois pontas e um pivô).
Os posicionamentos táticos dentro do handebol podem assumir a seguinte forma: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô.
Os Fundamentos técnicos do Handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Handebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.
O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.
Posições No Handebol