O Cross Country consiste em uma corrida ao ar livre em terreno acidentado com vários obstáculos naturais tais como subidas com diferentes inclinações, descidas, troncos de árvores, pequenos riachos, grama e terra batida.
As corridas de cross-country são disputadas em pistas não pavimentadas, como: grama ou terra. As corridas de marcha atlética são corridas de longa duração e as distancias das corridas são de 3500 m e 10 milhas.
Esse tipo de prova é realizado em um circuito de aproximadamente 2 km, em diferentes distâncias de acordo com as categorias. O percurso é realizado em parques, bosques, canaviais com subidas, descidas e alguns obstáculos.
Difere de corrida em estrada ou corrida em pista principalmente no percurso, que poderá incluir relva, lama, mata ou água, e no sistema de classificação. As equipas são compostas de cinco a sete corredores. É um dos desportos mais participativos e tem lugar normalmente no outono/inverno.
As corridas com barreiras podem ser de 110 m e 400 m, enquanto as de obstáculos são de 3 000 m. Essas são as distâncias para provas de adultos, tanto de homens como de mulheres. Nas corridas, a partida tem início com o tiro de largada. Segundo a regra, o atleta que partir antes do tiro é desclassificado.
"A prática regular da corrida ajuda no melhor funcionamento cardíaco e na melhora do retorno venoso, auxiliando na redução da pressão arterial. Além disso a corrida auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom) marcadores de risco para eventos arteroscleróticos".
Em corridas leves de baixa intensidade, o corpo aciona a gordura como fonte de energia primária, mas precisa de mais tempo para queimar grandes quantidades de calorias. Por isso treinadores recomendam o tempo mínimo de 30 minutos. Já em corridas curtas de alta intensidade, o corpo queima mais calorias em menos tempo.
Os suplementos alimentares mais indicados para correr incluem:
Para que haja uma melhora de energia e emagrecimento, é fundamental incluir em sua nova dieta alimentos como banana, vitamina de frutas com leite, aveia, granola, torradas, queijo (do tipo cottage ou cream cheese), iogurte e Whey Protein.