O murro de arrimo nada mais é do que um detalhe localizado, nas obras de estabilização das encostas (solos), nas regiões montanhosas, junto às edificações, estradas ou ruas.
Assim, os muros de arrimo são estruturas de contenção de encostas (taludes) cujo tipo varia em função de sua aplicação. Os muros de gabião têm a vantagem da flexibilidade e permeabilidade. Por sua versatilidade, são bastante usados em obras de drenagem.
EXPRESSÕES Arrimo de família: pessoa que serve de amparo a uma família, fornecendo-lhe os meios de subsistência: “[…]
Os custos e toda responsabilidade recaem à pessoa que está reformando o terreno — caso o muro se localize totalmente dentro da sua propriedade. Ou seja, digamos que o muro será construído no meio de um talude, mas a divisa do terreno é no topo dele.
Quem deve construir o muro é o dono da obra, conforme artigo 1311 do Novo Código Civil.
Concreto. A construção de um muro de arrimo usando concreto armado é considerada a melhor opção. Possui a maior estabilidade em comparação aos outros materiais e pode ser utilizado desníveis de todos os tamanhos. Contudo, traz como principal desvantagem o custo e a demora no processo.
Se for um murro de arrimo (muro específico que serve para suportar a terra além de isolar o terreno), por exemplo, é muito mais indicado o tijolinho ou bloco de concreto, mas se for um muro comum, a lajota ou o bloco cerâmico são as melhores opções. Peça seu orçamento grátis para tijolos e blocos cerâmicos!