Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Ao contrário do redondo menor, o redondo maior não se liga à cápsula da articulação glenoumeral. Assim, ele não é considerado parte do manguito rotador/coifa dos rotadores. Para aprender mais sobre o irmão menor do músculo redondo maior e sobre o manguito rotador, confira nosso conteúdo a seguir.
Elevar o braço do lado lesionado e segurar o batente da porta. Inclinar-se para trás, fazendo o peso do corpo alongar o músculo rombóide. Manter por 10 segundos e repetir 5 vezes.
— trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).
O tratamento pode variar de acordo com cada caso, compondo-se de medicação, fisioterapia, infiltrações e, em casos mais graves, cirurgia. Confira mais detalhes sobre ruptura ou lesão do manguito rotador.
A rotura do tendão do ombro provoca uma dor súbita e intensa na parte súbita e intensa na parte superior do braço, sendo, por vezes, audível um estalido. Pode formar-se um hematoma na região superior do braço estendendo-se para o cotovelo.
O tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um dos mais importantes e resistentes tendões do corpo. Ele é formado pela união dos músculos gastrocnêmio e sóleo (tríceps sural), com inserção no osso calcâneo.
Por quê? O tendão é um cordão fibroso que tem a função de unir o músculo ao osso. Se ele sofrer traumas diários (aqueles movimento repetitivos do dia a dia) e não tiver o apoio dos músculos para aguentar o tranco, fica sobrecarregado — é essa sobrecarga que provoca inflamação.