Tem como princípio ativo o bergapteno, furanocumarinas, psoraleno. Utiliza-se tanto a casca das raízes como os frutos e as folhas. No cerrado se usa para depuração do sangue, má circulação, úlceras gástricas, resfriados e bronquites. Tem propriedades cicatrizantes, antigripal, depurativa e antioxidante.
Há uma pluralidade de benefícios medicinais e aproveitamento do fruto. Típico do cerrado, no centro-oeste brasileiro, o arbusto “mama-cadela”, também conhecido como “amoreira-do-campo” e “inharé”, dentre outros nomes, é uma árvore de pequeno porte, de dois a dez metros de altura.
A mama-cadela serve para o tratamento de doenças como vitiligo, manchas na pele, úlcera gástrica, resfriado, bronquite, má circulação, dores, inflamações, para purificar o sangue, e em caso de doenças reumáticas, mas sempre sob indicação do médico ou fitoterapeuta.
Assim, essa planta pode ser usada para ajudar no tratamento de:
Colocar 1 xícara de chá de folhas de ramos picados de Mama-cadela numa panela e cobrir com 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 24 horas, coar e beber 2 xícaras por dia.
Os inimigos a favor da gastrite: Alho, doces, limão, queijo, fritura, abacaxi, laranja, pimenta, adoçante, ketchup, mostarda, chocolate, embutidos, churrasco, temperos fortes, molho de tomate, café, álcool, refrigerante, guaraná em cápsulas ou em pó, energéticos em lata e bebidas muito quentes.