Para dobrar ou erguer o antebraço, o bíceps, na parte da frente do braço, se contrai, erguendo o braço como se fosse uma alavanca. Para esticar o braço, o músculo tríceps, na parte de trás do braço, se contrai e baixa o antebraço.
Os músculos do braço atuam nas articulações do cotovelo e do ombro para gerar os vários movimentos do antebraço. Cinco músculos do braço desempenham um papel nesses movimentos: bíceps (bicípite) braquial, braquial, coracobraquial, tríceps (tricípite) braquial e ancôneo.
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
A distensão é uma lesão na qual fibras musculares ou tendões são estirados ou rompidos; no caso da panturrilha, a lesão é nos músculos e tendões atrás da perna, abaixo do joelho. Como ocorre? Pode ocorrer durante alguma atividade física, que exija imenso esforço de flexão plantar dos tornozelos e pés.