Zigoto ou Ovo é a célula diploide resultante da união dos núcleos de duas células mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada. ... No caso específico do ser humano, um zigoto possui 23 pares de cromossomos, ou seja, 46.
Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.
Resposta: Cromossomos Homólogos:São cromossomos pareados entre si(lado a lado), semelhantes e que juntos formam um par. Genes Alelos:são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter.
Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. O fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.
Resposta: O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.
Muito mais comuns são os transposons, sequências de DNA também conhecidas como “genes saltadores”, porque eles podem realocar ou introduzir cópias de si mesmos em um local diferente no genoma.
Transposons têm uma enorme influência na evolução e composição de genomas de plantas e animais. transposons catalizam sua própria excisão ou espalhamento. Há também os retrotransposons que são expressos e o RNA é transcrito em DNA e inserido, para isso codificam uma transcriptase-reversa.
Os elementos transponíveis foram definidos como sequências de DNA que se movem de um local para outro no genoma, e frequentemente se duplicam no processo (Wessler, 2006).
Transposons são segmentos de DNA considerados “genes saltadores” por possuírem a capacidade de mudar sua localização, devido a presença do gene transposase, podendo estar presentes no cromossomo bacteriano ou plasmídeo (KELLY et al., 2009b).
Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
Eles são importantes pois as bactérias Gram negativas são envoltas por uma cápsula protetora, que evita a ingestão delas pelos glóbulos brancos do sangue, então os transposons ajudam a mudar a estrutura genética dela e enfraquecer essa cápsula protetora.
Os fatores F contêm genes que são necessários à sua replicação e à sua habilidade de produzir um pilus sexual (pilus F) na superfície da bactéria. O pilus é importante no processo de conjugação. O fator F não é o único plasmídeo que pode mediar conjugação mas ele é geralmente usado como o modêlo.
As bactérias são seres microscópicos que se reproduzem assexuadamente por divisão binária, também chamada de cissiparidade. As bactérias são organismos microscópicos pertencentes ao Reino Monera.
As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana.
A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária.
Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação. Não pare agora...