Grande parte da importância da EAD atualmente se deve ao seu papel de quebrar várias das barreiras que impedem as pessoas de terem acesso a uma educação de qualidade, representando a importante função de ajudarem pessoas a se qualificarem como profissionais.
Estudar na modalidade EaD faz com que a aluno aprimore constantemente a sua disciplina, proatividade e organização, pois terá que delimitar e cumprir um determinado dia e horário para estudar, além de tomar a iniciativa para entrar em contato com os tutores ou fazer trabalhos.
Com o passar dos anos, o formato foi sendo aprimorado e, hoje, os cursos online são tendência em todo o país. Isso porque o EAD permite que os alunos tenham acesso à capacitação de qualidade por meio de plataformas de aprendizagem virtuais, oferecendo muito mais comodidade e flexibilidade para se dedicar aos estudos.
A tendência de crescimento do ensino a distância (EaD) se confirma, a cada ano, na educação superior brasileira. Em 2019, 63,2% ( das vagas ofertadas foram nessa modalidade, entre as vagas disponíveis para o nível de ensino, no total.
Um dos principais desafios do EAD é que os estudantes e professores tenham aparelhos que possibilitem acesso à internet, uma realidade ainda não muito satisfatória no Brasil, visto que o acesso, qualidade e velocidade das conexões de internet no país ainda deixam a desejar e podem dificultar o acompanhamento das aulas ...
5 desafios da educação a distância no Brasil
Aprendizagem, distanciamento social e desigualdades A questão do acesso à tecnologia e à internet é outro desafio: a realidade de estudantes de uma mesma turma pode variar muito. Enquanto uns podem ter um computador ou celular para acessar as aulas, outros podem precisar dividir o aparelho com toda a família.
Falta de infraestrutura. A qualidade do ensino está diretamente ligada à infraestrutura da escola, o que acentua as desigualdades sociais. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica, apenas 45,7% das escolas contam com biblioteca ou sala de leitura.
Resposta. O maior desafio que enfrentamos é uma crise de valores morais, motivada pela baixa qualidade de educação básica. Privilegia- se o “ ter ” em destruimento do “ ser ”. Não vivemos da maneira que queremos, não temos oportunidades o suficiente para vivermos do jeito que queremos.
Uma das principais características da sociedade atual é o fato desta ser marcada por profundas transformações: a rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias modificaram o modo de pensar e de viver das pessoas. Atualmente, as regras e valores já não possuem mais a mesma rigidez de cinqüenta anos atrás.