O principal papel dos coanócitos nos poríferos é: transportar substâncias para todo o animal. originar elementos reprodutivos. formar o esqueleto do animal. provocar a circulação da água no animal.
Porócito é uma célula dobrada sobre si mesma, e compõe os poros dos Poriferos, é o acesso da água do exterior para o interior do organismo. O poro varia de tamanho no percurso para selecionar as partículas, assim obtendo mais eficiência na nutrição.
O nome porífero está relacionado com a presença de poros que garantem a absorção de água e nutrientes pelo organismo. Esses poros, também chamados de óstios, são formados por células específicas chamadas de porócitos - que formam um canal entre o meio externo e interno do porífero.
As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.
Células especiais chamadas Arqueócitos são responsáveis pela digestão. Muitas esponjas marinhas fazem simbiose com organismos fotossintéticos como os dinoflagelados e as cianobactérias. Não possuem sistema nervoso e as reações são locais, podendo ser transmitidas às células adjacentes, mas não ao corpo como um todo.
As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa.
(PUC-MG) Quando fazemos um corte longitudinal em uma esponja asconoide, como na figura, encontraremos revestindo o átrio ou espongiocele: a) cnidócitos. ... II – A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo – átrio – óstios. III – Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.
Oi,Esponja são animais fixos portanto,não conseguem "caçar" alimentos. Assim,ela depende do movimento da água. Os poros filtram alimentos contidos na água;Coanócitos são células q revestem o átrio (a parede) e é importante na nutrição na nutrição da esponja pois capturam o alimento.
Resposta. As esponjas, assim como as plantas, são sésseis, ou seja ficam presas, intactas. Por isso elas são confundidas com plantas.
Resposta. Resposta: O segundo estudante está certo, pois a característica que diferencia as esponjas dos outros animais e as inclui no grupo dos parazoários (do qual elas são o único representante) é a ausência de tecidos verdadeiros.
Letra "A": todas as esponjas são aquáticas, pois vivem no mar ou na água doce. ... Esponjas não possuem tentáculos. A água penetra nas esponjas por meio dos porócitos e saem pelo ósculo; Letra "E": os coanócitos promovem correntes de água que circulam pelo corpo das esponjas.