A cultura organizacional, ou cultura empresarial, é a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização.
Ou seja, significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. O termo foi criado em 1982 por um cientista PhD em Harvard e professor do MIT, Edgard Schein. Aliás, a cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido.
Normalmente, a cultura organizacional de uma empresa nasce de forma muito natural, já que ela é composta pela rotina diária da companhia. Todas as práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, crenças, valores e muito mais constituem a cultura corporativa.
O conceito de cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e mentalidade de seus membros. Ou seja: suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, jargões….
O homem é o único animal produtor de cultura. Daí podemos dizer que a cultura é um dos nossos diferenciais em relação às outras espécies. É a cultura quem nos tira parcialmente da animalidade e da dependência exclusiva dos instintos.
Podemos destacar:
O processo de socialização organizacional busca inserir, adaptar e manter o novo colaborador na cultura da organização, bem como o tornar um membro da mesma. É neste processo também que o colaborador deverá incorporar todas as representações e informações que o orientarão sobre a cultura da empresa (BANOV, 2011).
Socialização é a assimilação de hábitos que caracterizam o indivíduo ao seu grupo social. É o processo através do qual o indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando sua cultura. ... É o processo de adquirir conhecimento social, que transforma o ser humano de um ser biológico para um ser social.
A socialização organizacional representa um importante passo para envolver as pessoas com a organização e traz vantagens para a empresa, já que favorece a disseminação da cultura organizacional, promove o relacionamento interpessoal, diminui a ansiedade do novo colaborador, favorece um melhor desempenho e facilita a ...
De acordo com VAN MAANEN (1996), socialização organizacional é o processo pelo qual o indivíduo aprende valores, normas de comportamentos esperados, que lhe permitem participar como membro de uma organização.
Os métodos de socialização organizacionais mais utilizados são os seguintes:
A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.
O processo de socialização humana é um processo complexo, sendo composto por três fases, sendo elas a primária, a secundária e a terciária. O ser humano é um ser social, isto é, incapaz de viver isoladamente longe de outro ser humano.
A socialização é o processo pelo qual aprendemos normas, regras e costumes de uma sociedade, de forma que consigamos nos conduzir em nossa convivência diária.
Verificado por especialistas
ex: tocar, ver, ouvir, cheirar e sentir. Socialização secundária: dura até o fim de nossas vidas e se refere a situações como frequentar uma igreja, ir à escola, estar em um relacionamento amoroso, trabalhar e ir a balada.
Socialização secundária - A socialização secundária acontece após o processo de socialização primária, quando os indivíduos já estão inseridos em vários meios sociais, no ambiente de trabalho e vivenciando uma série de outras interações sociais e culturais distintas.
A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.
A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância e em virtude da qual se torna membro da sua sociedade. A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo, já socializado, em novos sector do mundo objectivo da sua sociedade...
primária - ocorre por meio do aprendizado obtido com os pais; está ligada ao ambiente familiar. secundária - ocorre em outros ambientes da sociedade, quais sejam: na escola; eventos esportivos, shows, palestras, reuniões religiosas, dentre outros.
A socialização primária: Aquela que o indivíduo desde a infância é introduzido, estando em contato com a linguagem que é crucial para seu processo de formação: E a socialização secundária, que se dá quando o indivíduo já está socializado, podendo acontecer no trabalho, na educação, enfim, em seu cotidiano.
Podemos destacar como instituições de reinserção as prisões, os educandários, os manicômios e os asilos. A prisão é a instituição responsável por manter os indivíduos que são classificados como perigosos. É uma Instituição de manutenção da ordem pelo cerceamento da liberdade de pessoas supostamente ameaçadoras.