As intuições puras se encontram como uma pré-disposição do espírito do sujeito, como formas de ser afetado pelos objetos dados na experiência, por via da sensibilidade, essa relação sujeito e objeto, Kant a denomina por fenômeno.
Noção de fenómeno segundo Kant Os fenómenos constituem o mundo como nós o experimentamos, ao contrário do mundo como existe independentemente de nossas experiências (thing-in-themselves, das Ding an sich, "das coisas-em-si").
Ela pode ser assim resumida: Distinção: Coisas em si são substâncias que possuem propriedades intrínsecas; fenômenos são propriedades relacionais de substâncias" (Langton, 1998, p.
A “coisa em si” é, segundo Kant, incognoscível e não podemos conhecer mais do que os “fenômenos”, porque o que está na base desses fenômenos escapa à nossa experiencia (Anschaung): Dessa maneira, Kant considerava que o espaço, o tempo, a causalidade, as leis da natureza, não são propriedades da própria natureza, mas ...
Kant distingue entre a coisa em si ou númeno (a ideia ou objecto metafísico incognoscível: Deus, alma, liberdade) e a coisa para nós ou fenómeno ( exemplo: a árvore, a nuvem, o corpo físico).
"Transcendental", palavra de origem escolástica medieval, designava atributos extra-categoriais dos seres, e é para Immanuel Kant aquela investigação acerca das condições de possibilidade de algo, p. ex. do conhecimento, isto é, a forma do conhecimento.
Kant propôs o contrário: os objetos, a partir daí, teriam que se regular pelo sujeito, que seria o depositário das formas do conhecimento. As leis não estariam nas coisas do mundo, mas no próprio homem; seriam faculdades espontâneas de sua natureza transcendental.
Kant, portanto, solucionou o debate entre racionalistas e empiristas mostrando que os dados da experiência (empirismo) são “encaixados” em categorias e intuições a priori (racionalistas). Os elementos a priori e a posteriori do conhecimento são devidamente conciliados.
Segundo as teorias de Immanuel Kant: “Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceitos são cegas."....Idealismo
E como é necessário intuição sensível e conceito para que haja conhecimento, Kant vê que não se pode conhecer nem Deus, nem a alma, nem o mundo, pois estes três objetos não são passíveis de intuição sensível, mas somente podem ser formulados conceitos deles.
Segundo Kant, o juízo estético advém do prazer gerado, não havendo necessidade de estar relacionado com qualquer conhecimento acerca do objeto. Nesse sentido, esse corresponde a somente uma intuição de ordem subjetiva, de acordo com a forma que o sujeito percebe o objeto.
O conhecimento a priori ou puro, não necessita da experiência sensorial para acontecer, além disso o conhecimento a priori é essencial e aplicado a tudo e a todos, por exemplo: a afirmação de que o triângulo tem três lados é uma afirmação que serve para qualquer tipo de triângulo em qualquer situação e em qualquer ...
A posteriori significa depois da experiência, com apoio nos fatos. A priori é o contrário de a posteriori. Quer dizer antes da experiência, sem apoio nos fatos.
Kant diz que os conhecimentos à priori independem da experiência e os conhecimentos advindos da experiência são a posteriori. ... Essa estrutura é inata, ou seja, não é adquirida pela experiência. Por ser inata e não depender da experiência e independente da experiência, portanto, a estrutura da razão é a priori.