Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Duas retas r e s são reversas se não existe nenhum plano que as contém simultaneamente. ... não forem coplanares, então não existe um plano que contenha as duas retas, logo elas são reversas.
Retas coincidentes É comum encontrar autores que afirmam: duas retas são coincidentes quando possuem dois ou mais pontos em comum.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Retas que formam um ângulo de 90° As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Sabemos que duas retas são paralelas quando são equidistantes durante toda sua extensão, não possuindo nenhum ponto em comum. Dessa forma, considere duas retas, r e s, no plano cartesiano. ... As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais.
Logo concluímos que a equação da reta que passa pela origem do plano cartesiano é y = a x . Neste caso temos a reta y=x. Ou seja , a reta formada pelos pontos (x,x). Neste caso temos uma reta com declividade menor que a reta y=x, pois se 0