Resposta. Resposta: Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Comunidade Andina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) e Mercosul.
Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).
Os mecanismos de integração, ou seja, blocos econômicos são importantes no território americano porque favorecem a interação comercial, social e cultural entre os países que fazem parte.
A Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) foi formada pelo Tratado de Montevidéu de 1960, que foi assinado por Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai. ... Em 1969, o Pacto Andino foi fundada por Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.
O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. ... Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.
O Mercosul conta atualmente com cinco membros efetivos, cinco associados e dois países observadores. O Mercosul, como sabemos, foi fundado a partir do Tratado de Assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. ... Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.