Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
O tratamento para a doença de chagas, que é causada pela picada de um inseto conhecido como "barbeiro", deve ser iniciado o mais rapidamente após o diagnóstico e é feito com a ingestão de Benznidazol, um medicamento antiparasitário oferecido gratuitamente pelo SUS.
De fato, o produto processado termicamente, pasteurizado ou esterilizado, inviabiliza a presença do Trypanosoma cruzi como causador da doença de Chagas, mesmo que seu DNA esteja presente.
Na fase crônica, cerca de 30% dos infectados terá doença cardíaca ou digestiva. A cardiomiopatia chagásica é a manifestação mais crítica, sendo responsável pelo aumento de mortes devido a arritmias cardíacas ou insuficiência cardíaca progressiva, além de provocar acidente vascular cerebral (AVC).
As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.
Os 10 melhores acompanhamentos para açaí!
A fruta tipicamente brasileira é saboreada principalmente no verão, pois contém antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a manter o organismo mais saudável. Considerado ainda um aliado na perda de peso e na qualidade de vida, o açaí pode ser consumido de diversas formas e em diferentes horários do dia.
Não há estudos que comprovem associação entre o consumo de açai e aumento de ansiedade, no entanto, qualquer tipo de alimento rico em cafeína e consumido em excesso, interfere no comportamento humano. O Açaí assim como o guaraná são ótimos estimulantes naturais.
As formas mais refrescantes de consumir o açaí são, principalmente, por meio do suco de açaí ou açaí na tigela....Como consumir o açaí?
Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias.
Não, ovo com açaí faz bem para o corpo.