A escolha do teste estatístico apropriado requer do usuário conhecimentos básicos sobre: (1) classi- ficar o tipo de dado que está estudando (contínuo, categórico: ordinal ou nominal); (2) como esses dados estão distribuídos após o término da sua co- leta (Distribuição Normal ou Distribuição Anor- mal), e (3) os tipos ...
Testes paramétricos são uma ferramenta estatística usada para a análise de fatores populacionais. Essa amostra deve atender a determinados requisitos, como tamanho, pois quanto maior seja o tamanho da amostra, mais preciso será o cálculo. ... Os testes paramétricos baseiam-se na lei de distribuição da variável em estudo.
Estatísticas de teste comuns
De maneira genérica, podemos enunciar: hipótese estatística é uma afirmação ou conjectura sobre um parâmetro, ou parâmetros; pode também referir-se ao tipo ou natureza da população.
Testes de hipóteses Os testes estatísticos de hipóteses servem para testar qual das hipóteses deve ser aceita: nulidade ou alternativa. O teste conduz a um valor de p. Este p representa a proporção do resultado ter ocorrido ao acaso. ... O ideal seria o valor 0,0 para representar nenhuma ação do acaso.
Se a diferença não é devida ao acaso, dizemos que é uma diferença estatisticamente significativa. São inúmeras as situações em que precisamos ter certeza de que as diferenças que observamos não são explicadas por acaso. É a base do método científico. Por exemplo, vamos pensar sobre uma pesquisa médica.
Usualmente, considera-se que valores p menores que 0,05, 0,01 e 0,001 representam evidência moderada, forte e fortíssima, respectivamente(2). qualquer situação, o exato valor p é mais informativo do que um intervalo, como p