Documentos para tirar Carteira de Trabalho Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc); Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista); Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Foto 3×4 com fundo branco.
Onde posso tirar a carteira de trabalho? As solicitações podem ser feitas em Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Postos de Atendimento (PAT) dos municípios. Também podem emitir em postos que são conveniados ao Ministério do Trabalho de cada região, como: Poupatempo (SP);
O primeiro passo para emitir a carteira de trabalho digital é fazer o download do aplicativo no dispositivo eletrônico desejado, e na sequência, basta gerar um login de acesso para conseguir utilizar todos os recursos disponíveis.
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
Para poder utilizar a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador precisa fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal www.acesso.gov.br e preencher um formulário. O cadastro vai solicitar o número de CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento.
Para acessar a Carteira de Trabalho digital, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Veja como fazer: Informe seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho.
Após 48 horas do lançamento de dados ao eSocial realizado pelo empregador, o trabalhador já tem acesso às informações atualizadas na Carteira de Trabalho Digital sobre seu novo contrato.
Quais são os documentos necessários para fazer o agendamento da carteira de trabalho?
A contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador que, quando necessário, deverá comprovar a sua condição de menor aprendiz. A CTPS pode ser tirada nas Agências e Delegacias Regionais do Trabalho.
O Registro Profissional, aquele cadastro do trabalhador no órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet. Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Quem precisar tirar dúvidas, ainda pode usar o telefone 158 (Alô Trabalho).
Após 48 horas do lançamento de dados ao eSocial realizado pelo empregador, o trabalhador já tem acesso às informações atualizadas na Carteira de Trabalho Digital sobre seu novo contrato.
O trabalhador poderá acompanhar todas as anotações pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou pelo site www.gov.br/trabalho.