Projeção conforme: são as projeções em que há o cruzamento de paralelos e meridianos em ângulos retos. Nesse tipo de projeção, os ângulos são conservados e as áreas apresentam deformações.
Equivalente: projeção cartográfica que não apresenta deformação das áreas, ou seja, a proporção com a área real é conservada. Contudo, há distorção dos ângulos, provocando deformidades ao redor de um ponto, devido à variação da escala.
No caso do projeto de uma esfera sobre um cilindro tangente ao seu equador ou secantemente em dois paralelepipedos de mesma latitude absoluta (a projeção cilíndrica equatorial), os meridianos e paralelos são representados por linhas retas paralelas, fazendo um ângulo de noventa graus entre si, sendo a distância entre ...
Resposta. A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.
A projeção cônica secante, por sua vez, é ideal para a representação de uma área mais ampla, como um hemisfério, pois a distorção fica menor e melhor distribuída entre as diversas latitudes representadas no mapa.
Projeção cônica Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente. Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfícies representadas se distanciam desse paralelo.
Projeção Azimutal: Parecida com a cônica obtém um plano tangente a qualquer superfície da terra, pode ser entendida como se você tivesse tocado uma parte do globo com uma folha de papel e que o espelhou na folha é representado. A sua finalidade é representar regiões polares.
Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada, sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo, ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.
O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos básicos: o rugoso ou granular e o liso ou agranular. O primeiro tipo apresenta como característica principal a presença de ribossomos na superfície da membrana voltada para o citoplasma.
Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa. ... Já em uma projeção azimutal polar (ou normal), que também é paralela a Linha do Equador, as distorções serão maiores quanto mais próximo das bordas, assim como na projeção cônica polar.
Resposta. Pois as projeções terrestres são baseadas na forma "esférica" que a Terra possui. Quando um plano esférico e passado para o plano 2D, sempre irá apresentar distorções, no caso dos mapas irão apresentar distorções principalmente nos polos geográficos, e possuirá a forma mais real próximo a linha do Equador.
Os mapas irão sempre apresentar alguma distorção, por mais mínima que seja, pois o mundo estar em constante movimento um local que hoje é mais a leste, daqui a um mês devido a uma mudança por mais minima que seja ele pode ser mais norte, e também devido ao fato - apesar de isso ser pouco hoje em dia pois os satélites ...