17° 27°
“É importante respeitar um espaçamento entre as mudas, que deve ser de, em média, sete metros por cinco metros, para garantir ventilação e iluminação quando os limoeiros estiverem grandes”.
Preencha-os com terra preta (húmus) e abra pequenos buracos de cinco centímetros de profundidade e dois de diâmetro. Abra três limões e retire as duas maiores sementes de cada um. Coloque as sementes na boca e deixe em torno de cinco segundos. Se você não quiser levá-las à boca, umedeça-as em um algodão molhado.
Você vai precisar de um vaso profundo pelo menos 30 cm e de um pouco de adubo rico em substâncias nutritivas. Encha o vaso e a quatro dedos da borda posicione a semente e depois molhe. Após aproximadamente 4-6 semanas o pé de limão começará a crescer.
O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. Diminuindo a quantidade de água no inverno, quando a poda deverá ser feita. E é importante adubar regularmente. Para a planta crescer bem é importante garantir uma boa drenagem e isso se dá fazendo a correta preparação do vaso, que precisa ter furos no fundo.
Faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Utilize calda bordalesa e pincele no local dos cortes. Os limoeiros precisam de muita água para crescerem, no entanto, não se dão bem com solos encharcados.
Regas no vaso A regas devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.
O limão Taiti precisa de podas, em alguns momentos, para que a limeira ácida desenvolva-se estruturalmente. A poda conhecida como poda de formação de copa é ideal para esse caso. Entretanto, outras podas podem ser feitas, como a poda de limpeza e a poda de manutenção.
Caso haja interesse em executar uma poda, faça-a superficialmente nos ramos mais longos. Não há necessidade de cortá-los quando estiverem com mais de 1 centímetro de diâmetro.