O Dia D é também chamado de Operação Overlord e promoveu o desembarque de soldados Aliados nas praias da Normandia, no Norte da França. O objetivo dessa operação era libertar a França do domínio nazista e pressionar a Alemanha com outro front de batalha.
Essa batalha foi travada entre tropas alemãs (Wehrmacht) e tropas soviéticas (Exército Vermelho) pelo controle da cidade de Stalingrado entre julho de 1942 e fevereiro de 1943. Nessa batalha, mais de um milhão de pessoas morreram no embate que foi considerado chave para o desfecho da guerra.
A Batalha de Stalingrado marcou a virada na Segunda Guerra para os aliados, pois o exército alemão, que havia avançado de maneira fulminante por toda a Europa, viu em Stalingrado uma grande derrota por causa da resistência do exército vermelho.
Segundo dados oficias do governo russo atual, as perdas totais, que incluem soldados e civis, foram de 26,6 milhões de pessoas.
As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.
Os pracinhas, membros da Força Expedicionária Brasileira, lutaram na Itália e participaram de importantes batalhas, como a batalha de Monte Castello. Estes eram os soldados que estavam na linha de frente das batalhas.