EQST

Quais As Principais Estruturas Que Compem A ATM?

Quais as principais estruturas que compõem a ATM?

Componentes da articulação temporomandibular

  • Fossa mandibular.
  • Disco articular.
  • Líquido Sinovial.
  • Eminência articular do osso temporal.
  • Cabeça da mandíbula.
  • Cápsula articular.
  • Ligamentos.

Como podemos classificar a ATM?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.

Qual o nome da porção que reveste a cápsula articular e qual sua função?

A cápsula articular encontra-se interiormente revestida por uma camada de tecido liso e brilhante, denominada membrana sinovial, que se encarrega de segregar um líquido claro de cor amarela e viscoso, o líquido articular ou sinovial, o qual enche a articulação de forma a lubrificar as superfícies em contacto e ...

Qual a função do Coxim Retrodiscal?

Suas fibras são quase horizontais e resistem aos movimentos posteriores do côndilo. Isto serve para a proteção do coxim retrodiscal. Nenhuma destas faixas limita a translação para a frente do côndilo ou disco, mas efetivamente limita o deslocamento lateral.

Qual a função do disco articular na juntura temporomandibular?

Exerce a função de prolongar a fossa mandibular nos movimentos anteriores do côndilo da mandíbula, estabelecendo concordância entre as superfícies articulares e funciona também como amortecedor de forças (BURIGO, 2004). ... O disco está relacionado com a cápsula articular em toda a sua margem.

O que é cápsula articular e para que serve?

A cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos, por ligamentos, destinados a aumentar sua resistência.

O que é uma articulação triaxial?

As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose.

Qual é o nome da articulação que precisa de componentes essenciais para existir e funcionar?

- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial.

Quais são os componentes da articulação?

Para isso, confira abaixo alguns elementos que fazem parte das articulações:

  • a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico);
  • os ligamentos (estruturas fibrosas);
  • a cápsula articular (membrana fibrosa);
  • a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial);
  • os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).