O dente é formado por 3 camadas: esmalte, dentina e polpa. Todos nós passamos por duas dentições. A primeira dentição se inicia já por volta dos 6 meses de idade. Ela é formada por 20 dentes, os “dentes de leite”, que começam a cair, naturalmente, a partir dos 6 anos de idade.
Odontogênese é período em que os dentes são formados, dentro do osso: maxila e mandibula. A raiz vai desenvolvendo, o saco dentário dá origem ao periodonto de sustentação e o dente vai erupcionando ao mesmo tempo em que se forma o osso alveolar, o osso alveolar existirá apenas se houver formação de dente. ...
Cada dente da arcada dentária exerce uma função diferente na nossa digestão, deixando o alimento pronto para seguir ao interior do organismo. Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos são os quatro primeiros.
Resposta. POIS CADA TIPO DE DENTE TEM UMA FUNÇÃO DIFERENTE. OS CANINOS SEVEM PARA DILACERAR OS ALIMENTOS,OS INCISIVOS TEM A FUNÇÃO DE CORTAR OS ALIMENTOS E OS MOLARES E PRÉ MOLARES SERVEM PARA TRITURAR OS ALIMENTOS.
A macrodontia acontece quando alguns ou todos os dentes atingem um tamanho muito maior do que o padrão. O problema é raro e geralmente está associado à presença de algumas síndromes. Um dos problemas mais graves, neste caso, é a falta de espaço para que todos os dentes se acomodem funcionalmente na arcada dentária.
A dilaceração radicular é uma anomalia de forma dentária, geralmente associada a fatores etiológicos traumáticos, na qual há uma mudança de direção da raiz, onde a parte calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular, dependendo do estágio ...
A geminação, também chamada de dente geminado, é uma anomalia dentária que descreve um dente de tamanho grande ou de formato anormal que parece ser composto por dois dentes.
Hipodontia: ausência congênita no arco dentário de alguns dentes. Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.
agenesia dentária
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.
Existem 49 síndromes que podem ser associadas a essa anomalia (hipodontia), entre elas: Displasia Ectodérmica, Síndrome de Down, Síndrome de Kabuki, Síndrome de Fanconi, Síndrome Fenda lábio-palatinas, Síndrome Book e outras.
Diversos fatores podem levar ao surgimento de uma síndrome, desde fatores genéticos e hereditários, até situações traumáticas e epigenéticas.