A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.
Clima. As florestas temperadas apresentam clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. O verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e pode apresentar neve. ... Devido às diferenças no clima durante o ano, os animais e plantas apresentam estratégias de sobrevivência para cada estação.
Floresta Nacional Tongass, Alasca, Estados Unidos É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo.
A segunda maior floresta equatorial do mundo é a floresta do Congo, localizada na África Central e abrange sete países: República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Camarões, Guiné Equatorial e Gabão.
A maior floresta tropical do mundo se encontra aqui, na região norte do nosso país. Com mais de 7 milhões de km2, a Amazônia abrange sete estados brasileiros e nove países da américa Latina, sendo um dos destinos mais procurados por turistas. Quando falamos em floresta Amazônica, a palavra-chave é diversidade.
floresta Amazônica
Resposta. Resposta: Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Mata das Araucárias.
Elas variam em área de forma extrema: a menor floresta nacional brasileira, é a de Ritápolis, com pouco menos de 1 km², enquanto que a maior é a Floresta Nacional de Roraima, com mais de 26 mil km².
A definição comum de floresta é qualquer grande área de terra coberta de árvores ou outra vegetação que produza madeira, onde as copas se tocam formando um “teto” verde. Mata, mato, bosque, capoeira e selva são alguns dos nomes populares dados à floresta.
Os principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e ...
De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 488 milhões de hectares de florestas naturais e 9,9 milhões de hectares florestas plantadas no país (58,5% do território).
Seu desmatamento já chegou a 92%. Nele se encontra o maior número de espécies ameaçadas. Dados apresentados pelo SOS Mata Atlântica apontam que o desmatamento do bioma caiu cerca de 9,8% entre os anos de 2017 e 2018, se comparado ao período entre 2016 e 2017. Em 2018 foram desmatados cerca de 113 km².
floresta Amazônica
Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Atualmente, o país é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo e em 4º lugar no ranking mundial dos produtores de celulose.
Atualmente o Brasil extrai aproximadamente 11 milhões de metros cúbicos de madeira de florestas nativas e este número deverá cair para 5 milhões até 2030 devido ao Apagão Florestal. Ao mesmo tempo, a demanda aumentará para 21 milhões gerando, assim, um déficit de 16 milhões de metros cúbicos de madeira até 2030.
O Brasil está entre os três maiores produtores de madeira, juntamente com os Estados Unidos e o Canadá. FAO destaca melhora consistente do país com crescimento de florestas plantadas; relatório destaca novo recorde na produção e comércio global de produtos de madeira no ano passado.
As florestas plantadas são áreas de reflorestamento através do plantio, produção, manejo e colheita de culturas que atendam a um plano sustentável.