O Acordo de Basileia, oficialmente denominado International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards, é um tratado criado com o objetivo de regular o funcionamento dos bancos e instituições financeiras.
Patrimônio de Referência. Cálculo da parcela Rban – Capital para cobertura de risco das operações sujeitas à variação de taxas de juros não classificadas na carteira de negociação.
Estabelece os procedimentos para o cálculo da par- cela do Patrimônio de Referência Exigido (PRE) re- ferente ao risco das exposições em ouro, em moeda estrangeira e em ativos e passivos sujeitos à variação cambial (PCAM), de que trata a Resolução nº 3.
Nesse sentido, o Índice de Basileia é um dos indicadores mais utilizados sobre a solvência da instituição financeira....Exemplo real do Índice de Basileia
Onde encontrar o Índice de Basileia? Você consegue descobrir qual é o IB de um determinado banco através do sistema do Banco Central (Bacen) ou pelo site Bancodata.
Ele é obtido dividindo-se o valor do PR pelo valor dos ativos ponderados pelo risco, e o resultado pode ser de 10 a 0%. Assim, o mercado calcula este índice, que é chamado também de índice de solvência, para definir quais são as possibilidades de uma instituição financeira, especialmente um banco, falir com o tempo.
BC reduz Fator de Ponderação de Risco (FPR) para Depósitos a Prazo Com Garantia Especial (DPGE) ... O DPGE é um depósito a prazo com garantia do FGC e tem como objetivo assegurar liquidez às instituições de menor porte em ambiente de maior aversão a risco.
O plano de capital, mencionado no art. 40, inciso IV, deve ser consistente com o planejamento estratégico da instituição, abranger o horizonte mínimo de três anos e prever: I - metas e projeções de capital; II - principais fontes de capital da instituição.
O Plano de Capital é um documento único, com conteúdo robusto, que registra todas as informações utilizadas como insumo para projeção dos riscos e do capital, bem como os métodos, procedimentos e premissas utilizadas.
O Apetite ao Risco é o nível de risco que uma organização está disposta a aceitar enquanto persegue seus objetivos. O Guia ISO 73:2009 define o Apetite ao Risco como sendo a “quantidade e tipo de risco que uma organização está disposta a buscar, manter ou assumir”.
Risco residual é a quantidade de risco que permanece ou que aparece após a inclusão dos controles adicionais e/ou ajustes dos controles existentes.