Principais doenças infectocontagiosas
Doenças contagiosas mais comuns
O dr. André Bon Fernandes, médico infectologista do Hospital Brasília, explica: “São denominadas doenças infectocontagiosas as patologias causadas por agentes biológicos, como os vírus, as bactérias ou parasitas. O contato direto ou indireto com pessoas infectadas pode provocar o contágio”.
Controle da doença: Refere-se à aplicação de medidas populacionais voltadas a conseguir uma situação de controle da doença, ou seja, à redução da incidência da doença a níveis nos quais ela deixe de ser um problema de saúde pública. As medidas de controle estão voltadas à redução primária da morbi-mortalidade.
Quais são os níveis de prevenção na medicina preventiva?
Fatores que podem diminuir a prevalência Diminuição da incidência (I); Maior letalidade; Imigração de pessoas sadias ou emigração de casos; Aumento da taxa de cura.
1. Cuide da higiene. Inúmeras doenças contagiosas e perigosas podem ser evitadas com a manutenção de uma boa higiene pessoal. Algumas enfermidades, como hepatite, gripe, otite, micose, conjuntivite e problemas intestinais, entre outras, estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo.
6 Dicas para evitar doenças contagiosas
As doenças ocupacionais são aquelas decorrentes de situações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, em razão da falta ou do uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), insalubridade e condições precárias no ambiente, entre outras.
verbo transitivo direto e intransitivo Dispor as coisas buscando evitar um mal, um dano; evitar: prevenir doenças; "é melhor prevenir do que remediar". verbo transitivo direto Impedir que se execute ou que aconteça; evitar, baldar, atalhar: prevenir epidemias; prevenir doenças contagiosas.
Manter ou, pelo menos, desenvolver hábitos mais saudáveis é fator essencial para a qualidade de vida na terceira idade. A atividade física, por exemplo, não só ajuda a conservar o corpo são, como também traz benefícios no aspecto mental, reduzindo a ansiedade e o estresse. A alimentação é outro ponto de atenção.
Para isso deve-se conhecer as condições de saúde do idoso, estimular uma boa alimentação e hidratação, indagar sobre suas condições de saúde, interesses etc. O uso de álcool, tabaco e sexualidade também devem ser conversados com os idosos para uma melhor adequação dos tratamentos e orientações.
A prevenção primária pode incluir imunoprofilaxia (vacinações), quimioprofilaxia ( Quimioprevenção e imunização para pacientes idosos) e mudanças no estilo de vida ( Medidas de estilo de vida que auxiliam na prevenção de doenças crônicas comuns).
Essa política assume que o principal problema que pode afetar o idoso é a perda de sua capacidade funcional, isto é, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária.