No homem, sao funções do tecido epitelial: (1) proteção, (2) secreção e (3) revestimento. O tecido epitelial é constituído por células justapostas, ou seja, estão intimamente ligadas por meio de junções intracelulares ou proteínas integrais de membrana.
A mucosa intestinal, incluindo as criptas de Liebekuhn, é revestida por um epitélio simples cilíndrico contendo quatro tipos celulares principais: (1) células absortivas ou enterócitos, (2) células caliciformes, (3) células de Paneth e (4) células enteroendócrinas.
O estômago possui o formato de uma bolsa e está localizado no abdômen, entre o esôfago e o intestino delgado. Ele é responsável pela digestão parcial dos alimentos, transformando o bolo alimentar em quimo.
A principal função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (massa pastosa de caráter ácido) e iniciar a digestão das proteínas através da produção de suco gástrico, além de absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.
Corpo: entre a cárdia e o antro, é a maior região do estômago; Antro: porção mais baixa e mais próxima do duodeno; Piloro: funciona como uma válvula que controla o esvaziamento gástrico, isto é, a passagem de alimentos e líquidos do estômago para o duodeno.
Corpo. Parte principal do estômago, entre as partes superior e inferior. Antro. Porção inferior (perto do intestino delgado), onde o alimento é misturado com o suco gástrico.