Período que se estende do século III a.C até o início da Era Cristã, o período pós-socrático mostra o fim da hegemonia grega e queda do império.
A diferença é que os pre-socrates se preocupam em estudar a essência das coisas. Ja a filosofia socrática de Sócrates é a filosofia propriamente dita, pois se preocupa em estudar o homem, por isso é conhecido como um período antropológico .
Enquanto a Filosofia Socrática tinha como objeto principal de investigação as questões humanas (como a Ética, a Política e como se fundamentava o conhecimento), os Pré-Socráticos tinham como tema principal a busca da arché, um princípio natural que estaria presente em todas as coisas.
A principal diferença temática entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico é que os pré-socráticos buscavam, geralmente, estabelecer os elementos de uma cosmogonia e os clássicos não.
Sócrates, Platão e Aristóteles se relacionam, pessoalmente, como professores e alunos (ou mestres e discípulos). Para lembrar basta usar a sigla SPA: Sócrates foi mestre de Platão, que estabeleceu a Academia e foi mestre de Aristóteles.